A Caixa Econômica Federal iniciou, na última sexta-feira (9), a distribuição de parte do lucro recorde do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 2023. Em Santa Catarina, serão distribuídos R$ 672,7 milhões a 10 milhões de contas de trabalhadores. Todos os trabalhadores com contas ativas ou inativas vinculadas ao FGTS em 2023, com saldo em dezembro, terão direito a receber uma parcela dos lucros.
Quem tem direito a receber e como calcular o valor
Todos os trabalhadores com saldo nas contas do FGTS em dezembro de 2023 têm direito a receber uma parte do lucro. Para calcular o valor, é necessário multiplicar o saldo existente em 31 de dezembro de 2023 pelo índice 0,02693258, definido pelo Conselho do FGTS. Esse benefício é válido tanto para contas ativas quanto inativas que possuam saldo positivo em 2023.
Regras para saque do FGTS permanecem as mesmas
Apesar da distribuição do lucro, as regras para saque do saldo do FGTS não mudam. O FGTS serve como uma reserva financeira para trabalhadores em regime CLT e pode ser sacado em situações específicas como demissão sem justa causa, compra de imóvel, aposentadoria, entre outras.
Quando e como consultar o saldo do FGTS
Os depósitos começaram a ser feitos na sexta-feira (9). Os trabalhadores podem consultar o saldo no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS. A consulta requer o cadastro do trabalhador para acesso às informações.