Calor e temporais isolados em Santa Catarina

Notisul

Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, a frente fria se afasta para o mar, mas ainda mantém a presença de nuvens em Santa Catarina. O sol aparece, elevando as temperaturas e favorecendo a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar temporais isolados com raios, rajadas de vento e chance de granizo entre a tarde e a noite. As máximas se aproximam dos 30°C na maioria das regiões. O mar permanece agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5 metros.

Sábado com sol, calor e pancadas de chuva

No sábado, 15, o dia será típico de verão:

  • Sol entre nuvens;
  • Calor intenso, com máximas superando os 30°C e chegando aos 35°C no Grande Oeste, Litoral e Vale do Itajaí;
  • Pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, especialmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, próximos à divisa com o Rio Grande do Sul.

O vento vira para nordeste ao longo do dia, mais intenso sobre o mar.

Domingo de calor e temporais isolados

No domingo, 16, as condições permanecem semelhantes:

  • Sol entre nuvens;
  • Calor, com temperaturas se aproximando dos 40°C no Extremo Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte;
  • Pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde, devido à aproximação de uma frente fria que atua sobre o Rio Grande do Sul.

A chuva e os temporais se espalham mais pelo estado, especialmente no leste catarinense.

Segunda-feira com avanço de frente fria

Na segunda-feira, 17, a frente fria avança e atinge as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. O dia começa com sol entre nuvens, e a partir da tarde retornam as condições para temporais isolados. A chuva ganha força e se espalha pelo estado no decorrer do dia.