Zahyra Mattar
Tubarão
O presidente da câmara de vereadores de Tubarão, João Fernandes (PSDB), pegou todos de surpresa, nesta sexta-feira, quando anunciou que a ação movida contra o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB), pela mesa diretora, havia sido retirada. O grupo opositor à prefeitura aparentemente abriu mão de cobrar o percentual integral do duodécimo. Atualmente, o executivo recebe 6% dos 8% a que tem direito. A ação requeria a diferença destes percentuais desde março deste ano, algo em torno de R$ 898,280,00.
A surpresa ficou por conta da atitude do presidente. Ele é visto como um homem de pulso firme e o fato de ter retrocedido gerou uma série de questionamentos. Segundo João, ele escutou o conselho do presidente tucano e amigo, Tony Bittencourt. “Telefonei para ele, meu amigo. E ele avaliou que seria melhor para o partido”, resumiu João.
Mesmo com a explicação, tudo é uma incógnita. Nesta semana, o grupo de oposição à mesa diretora assegurou, em plenário, que a paz voltaria a reinar no legislativo se João retirasse a ação. O presidente não tocou no assunto. Apenas garantiu que não falou com Bertoncini e não foi convencido de que a manobra era a melhor saída. “Não penso politicamente”, pontua João.

