Início Geral Câmara pode votar projeto contra ‘adultização’ infantil nas redes sociais

Câmara pode votar projeto contra ‘adultização’ infantil nas redes sociais

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (11) que vai pautar projetos para combater e restringir conteúdos e perfis que promovam a ‘adultização’ de crianças e adolescentes nas redes sociais. A decisão foi motivada pela campanha do influenciador digital Felca, que denunciou casos com grande repercussão nacional.

Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, expôs perfis com milhões de seguidores que utilizam imagens e vídeos de crianças e adolescentes com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou tratando de temas sexuais para atrair visualizações e gerar lucro por meio da monetização.

“O vídeo do Felca sobre a ‘adultização’ das crianças chocou e mobilizou milhões de brasileiros. Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão. Obrigado, Felca. Conte com a Câmara para avançar na defesa das crianças”, escreveu Motta em suas redes sociais.

Apoio do governo federal

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, elogiou a iniciativa e reforçou que as plataformas digitais devem ser responsabilizadas. “São capazes de identificar praticamente tudo o que fazem seus usuários. Não podem fingir que não é com elas. A internet não pode continuar sendo uma terra sem lei; uma arma poderosa nas mãos de pedófilos, incitadores de mutilações e suicídios, golpistas e criminosos”, afirmou.

O que é a ‘adultização’ infantil?

De acordo com o Instituto Alana, a ‘adultização’ infantil é a exposição precoce de crianças a comportamentos, responsabilidades e expectativas próprias de adultos, o que pode levar à erotização e trazer prejuízos ao desenvolvimento emocional e psicológico.

Os projetos que devem entrar na pauta da Câmara visam endurecer regras para impedir a circulação e monetização desse tipo de conteúdo, além de criar mecanismos para rápida remoção de material considerado nocivo.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile