Início Geral Câmara rejeita contas de ex-prefeito

Câmara rejeita contas de ex-prefeito

Capivari de Baixo

A Câmara de Capivari de Baixo rejeitou na última terça-feira (31), em Decreto Legislativo, as contas da prefeitura relativas ao exercício de 2015, na gestão do ex-prefeito Moacir Rabelo da Silva, sem partido. Os legisladores acataram o parecer da Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final, Finanças e Orçamento, eles rejeitaram o parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estados de Santa Catarina.

Com as contas rejeitadas pela Câmara, o ex-chefe do poder executivo, que não disputou a reeleição em 2016, pode ficar inelegível, já que se trata de decisão colegiada. Alguns dos motivos apresentados pelos vereadores para não aceitarem as contas foram: divergências nos balanços contábeis; déficit na execução orçamentária; desrespeito ao princípio da publicidade e também a não criação do Conselho Municipal do Idoso.

O presidente da casa legislativa, Pedro de Medeiros Camilo, o Camilo Policial, (PDT), afirmou que os crimes foram vistos como graves. “Infelizmente, essa situação ocorreu e tivemos que rejeitar. Até hoje estamos pagando por alguns deslizes dos últimos anos”, lamenta.

As contas foram rejeitadas pelos legisladores por unanimidade. Atualmente, Moacir não ocupa nenhum cargo político – o ex-prefeito é professor. De acordo com Camilo, o processo seguirá para o Tribunal de Contas e lá será realizada uma nova análise. As contas do exercício de 2016 serão analisadas somente no ano que vem pela casa legislativa.

A equipe de reportagem do Notisul tentou contato com o ex-prefeito Moacir e com o Tribunal de Contas nesta sexta-feira, no entanto, as ligações não foram atendidas.

Sair da versão mobile