Armazém
Aproximadamente 320 candidatos excedentes aprovados no concurso público do Corpo de Bombeiros Militar no ano passado, pressionam o governador, Eduardo Pinho Moreira (MDB), para a convocação. Conforme, o grupo em Santa Catarina há um déficit considerável no efetivo. As regiões mais defasadas são Oeste e Meio Oeste.
Conforme um dos aprovados no concurso, o jovem morador de Armazém, Pablo Antunes Nasário foi montada uma Comissão dos excedentes para pleitear junto ao governo do Estado as vagas, que segundo ele, ainda são mínimas. “Santa Catarina conta com 2.345 mil bombeiros atuando para uma população com mais de 7 milhões de habitantes, em 132 cidades, onde isso compromete muitos atendimentos e até o fechamento de alguns quartéis”, observa.
No início do mês de acordo com os integrantes da comissão os atendimentos pré-hospitalares foram suspensos por dois dias em São Lourenço do Oeste, por falta de efetivo. A orientação foi para que quem necessitasse desse auxílio buscasse colaboração com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Em algumas cidades, a falta de efetivo deve suspender os trabalhos em revezamento de escala.
Segundo Pablo, o movimento tem buscado o apoio de todas as cidades do Estado, já foram entregues em diversas prefeituras e Câmaras de Vereadores pedidos de apoio para colaborar com a causa. “Já entregamos ofícios com solicitação de apoio na Assembléia Legislativa, onde alguns deputados viram com bons olhos o nosso movimento, porém ainda não tivemos uma resposta do governo. Temos ciência do orçamento do Estado, diante disso estamos lutando para a convocação até novembro deste ano, quando vencem os exames médico, físico e investigação social para iniciarmos o curso de formação o mais breve possível”, pontua.
