Orleans
Um foco do mosquito Aedes Aegypti foi encontrado em uma armadilha, em um estabelecimento comercial na rua Aristiliano Ramos, no Centro de Orleans. Após a constatação uma varredura foi iniciada ontem, a um raio de 300 metros do local. Os trabalhos também ocorreram nos bairros Barro Vermelho, Lomba e Alto Paraná.
Os trabalhos das agentes de combate às endemias no município, Luciana Antunes Tavares e Maíra Nunes Farias Bianco, iniciaram logo pela manhã e o objetivo único é combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do vírus da zika e das febres chikungunya e amarela. “Vamos visitar todas as residências, comércios e terrenos baldios situados neste raio de abrangência à procura do mosquito ou de mais larvas. O intuito é evitar que a fêmea que depositou os ovos na armadilha coloque em outros locais”, explicou Luciana.
Uma nova varredura deverá ser realizada em dois meses no município. Foram espalhadas 80 armadilhas na cidade e há 13 pontos considerados estratégicos como: cemitérios, borracharias e ferro velho. O estabelecimento onde o foco foi encontrado não possui criadouros. No entanto, a entrada e saída de veículos são constantes. “Esperamos não encontrar mais de dois focos nesse raio, pois a cidade será considerada infestada. Precisamos da compreensão e colaboração da população para que permita a nossa entrada e nos auxilie na limpeza”, pontuou Luciana.
