FOTO PMT Divulgação, Notisul
Tempo de leitura: 2 minutos
A equipe técnica, cuidadores e auxiliares do Serviço de Acolhimento Institucional (SAI) Bem Viver participou, nesta quarta-feira (19), da reunião mensal e de uma capacitação sobre desenvolvimento infantil. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família.
Dinâmica de grupo e reflexão coletiva
A atividade inicial foi conduzida pela graduanda em Psicomotricidade Amábile Di Pietro, que promoveu uma dinâmica voltada à reflexão sobre as qualidades necessárias para o bom andamento do Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes. A proposta buscou fortalecer o olhar coletivo e o papel de cada profissional no processo de cuidado.
Palestra sobre as fases do desenvolvimento infantil
A psicóloga Suelen Dias Moreira apresentou uma palestra detalhando as características e transformações presentes em cada fase do desenvolvimento infantil, até a chegada da adolescência. Os profissionais também receberam orientações sobre os sinais de alerta, como atrasos na fala, dificuldades de interação social, comportamentos repetitivos e alterações motoras.
Estimulação como base do aprendizado
A gestora da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Lilian Folchini, destacou a importância da formação contínua da equipe. Segundo ela, a capacitação reforça práticas essenciais no acolhimento.
“Estimular é acolher, proporcionar e transformar”, afirmou.

