FOTO: PMC Divulgação, Notisul
Agentes de combate às endemias e comunitárias de saúde realizaram, na manhã desta quarta-feira (10), uma varredura em um raio de 300 metros no bairro Caçador, em Capivari de Baixo, após a descoberta do 24º foco do mosquito Aedes aegypti neste ano no município.
A ação foi coordenada pela Vigilância em Saúde e ocorreu somente nesta quarta devido às condições climáticas dos últimos dias, que impediram a vistoria no local. Durante a atividade, foram encontradas novas larvas suspeitas, que foram encaminhadas ao laboratório do Estado, em quatro tubitos, para análise.
Resultado deve sair até sexta-feira
O material coletado passou por triagem inicial ainda na Central de Vigilância e foi enviado ao laboratório estadual para confirmação da espécie. O resultado está previsto para ser divulgado até esta sexta-feira (12). Caso o material seja positivo para Aedes aegypti, o número de focos confirmados em 2025 aumentará.
Cuidados que a população deve adotar
A Vigilância em Saúde reforça que a participação da população é essencial para combater a proliferação do mosquito da dengue. Confira algumas ações simples que devem ser realizadas ao menos uma vez por semana:
-
Verificar se a caixa d’água está bem tampada
-
Deixar as lixeiras sempre fechadas
-
Colocar areia nos pratos de plantas
-
Recolher e acondicionar o lixo do quintal
-
Limpar as calhas
-
Cobrir bem piscinas e cisternas
-
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários
-
Limpar a bandeja externa da geladeira
-
Higienizar e guardar vasilhas dos animais de estimação
-
Limpar bandeja coletora de água do ar-condicionado
-
Cobrir bem todos os reservatórios de água
A prefeitura orienta que qualquer suspeita de foco deve ser comunicada à Vigilância Epidemiológica do município para inspeção e controle imediato.