Hoje, dia 5 de maio, é o prazo para você, jovem, com idade entre 16 a 17 anos, ter a oportunidade de se tornar eleitor e ter o direito de votar nas eleições deste ano. Votando em governador, deputado estadual, deputado federal, senador e presidente da república.
O artigo 14 da Constituição Federal regula os direitos políticos. Para o eleitor de 16 a 17 anos, o voto é facultativo. O mais importante é ter a certeza que este direito foi uma das maiores conquistas da democracia brasileira. Esta atitude possibilita um treinamento aos jovens para o exercício da cidadania em um país que passou quase a metade do século passado em regime de ditadura.
Participar efetivamente da vida política, votando nas eleições, gera no cidadão a responsabilidade da escolha dos seus dirigentes. Este direito, seguido de responsabilidade, produz no cidadão jovem a sua integração em um momento importante na história política do nosso país.
Por isso, cabe aos pais, aos educadores, aos líderes comunitários, aos grupos de serviços e a todos os adultos transmitirem aos jovens o quanto é importante votar nas eleições.
A cidadania se faz através da escolha livre dos seus candidatos. Só você é quem terá esta escolha. Sem esta oportunidade tão importante na vida do jovem adolescente de 16 a 17 anos, a nossa democracia fica prejudicada. Portanto, cabem aos jovens eleitores alistarem-se e passarem a exercer o seu papel em relação aos políticos, medindo os seus discursos, aferindo a consistência dos mesmos, observando a sua história, procurando ouvi-los nos debates e não acompanhá-los apenas no marketing.
Observando a vida moral e do poder que estejam convergentes.
Avaliar a vida pública do candidato é muito importante e refletir sobre algumas situações vivenciadas em nosso país também é, como, por exemplo, o porquê de exigir num concurso público para gari o ensino fundamental completo e, enquanto, para exercer cargos políticos não existe nenhum critério.
Somente através do voto leva-se o homem ao poder, ‘homem’ que representará você no comando. Portanto, a escolha através do voto é fundamental e você deve participar. Vá agora e faça o seu título. Vamos exercer a nossa cidadania nestas eleições. O Brasil precisa de você, meu caro jovem!

