Tubarão
O mês começou com mudança nas normas de saúde pública. Agora, os agendamentos, internações, exames e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) só podem ser realizados com a apresentação do Cartão Nacional de Saúde.
Conforme as novas regras, implantadas pelo Ministério da Saúde, o uso do Cartão SUS é obrigatório para todos os cidadãos. A regra também vale para os usuários de plano de saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer cidadão deve portar o cartão. O objetivo desta nova regra é formar um banco de dados nacional, com histórico de cada paciente. Desta forma, será possível acessar as informações em qualquer município brasileiro. A meta do governo federal é que todos tenham possuam o documento até 2014.
Em Tubarão, o Cartão do SUS pode ser adquirido na secretaria de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O documento pode ser retirado na hora.
Já é estudada uma forma para descentralizar o serviço. “Estamos tentando levar para os postos de saúde com acesso à internet este atendimento, mas, por enquanto, só a secretaria está habilitada a fazer o cartão”, revela o auxiliar administrativo da Central de Regulação, Anderson Alexandre.
O cidadão deverá ter em mãos RG, CPF e comprovante de residência para fazer o Cartão do SUS. Em caso de menores, os responsáveis devem adicionar à lista de documentos a certidão de nascimento.

