Casa do Peixe em Laguna terá novo projeto com restaurante, mezanino e mini indústria de pescado

FOTO PML. Divulgação Notisul

Valor de R$ 200 mil devolvido ao Estado. Novo projeto amplia estrutura e atende exigências sanitárias

A Casa do Peixe, localizada nas Docas do Centro Histórico de Laguna, passará por mudanças significativas. A antiga proposta, que previa apenas a restauração da área interna, foi substituída por um novo projeto arquitetônico mais amplo e moderno, que já está em fase de desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (Sepagri).

Recurso devolvido para nova proposta

Na gestão anterior, o município havia recebido R$ 200 mil do Governo do Estado, como primeira parcela do antigo projeto. Contudo, o valor foi devolvido recentemente pela Sepagri, permitindo que um novo projeto seja apresentado, agora em conformidade com as legislações sanitárias e ambientais.

Segundo o secretário municipal de Pesca, Abdon Vieira, o novo projeto contempla não apenas a parte interna do prédio, mas também a área externa, oferecendo:

  • Mini indústria de beneficiamento de pescado, com licenciamento ambiental adequado

  • Restaurante no primeiro andar

  • Bancas de peixe com os comerciantes

  • Mezanino para eventos, uso público e contemplação da Lagoa Santo Antônio dos Anjos

  • Sede da Secretaria de Pesca no segundo andar

“O antigo projeto era limitado e não atendia às normas sanitárias. Agora, teremos uma estrutura completa para valorização do pescado, dos pescadores e do espaço público”, destaca o secretário.

Próximos passos: apresentação aos pescadores

O novo projeto arquitetônico está em andamento. Após sua conclusão, será apresentado à comunidade pesqueira e aos gestores municipais. Com a aprovação, seguirão os trâmites para o projeto executivo e complementares.

Na semana passada, o secretário-executivo de Pesca e Aquicultura do Estado, Tiago Frigo, esteve em Laguna e confirmou o recebimento da devolução do recurso. Ele aguarda o novo projeto para prosseguir com a liberação de verbas estaduais para execução da obra.

Situação atual do espaço

Atualmente, o prédio onde funcionará a nova Casa do Peixe está interditado pela Defesa Civil e pela Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan). O local, que abriga documentos e bens públicos, segue fechado desde o início do ano, aguardando o novo projeto para ser revitalizado.

O espaço fica ao lado da área onde os pescadores realizam, diariamente, a venda de pescado diretamente de suas embarcações, nas Docas, junto ao Mercado Público.