Casos da nova variante do coronavírus são confirmados em SC

Foto: Sul Agora - Divulgação: Notisul Digital

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) anunciou a identificação de uma nova variante do SARS-CoV-2, causador da Covid-19. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) confirmou a presença da nova sublinhagem em dois pacientes, uma mulher de 85 anos e outra de 34 anos, ambas internadas com sintomas da doença.

Detalhes da identificação da variante

Os exames de sequenciamento genômico que possibilitaram a identificação da nova sublinhagem foram realizados no Lacen e validados pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), do Ministério da Saúde, na manhã de 14 de outubro de 2024.

  • Local de coleta: As amostras foram coletadas de pacientes em Jaraguá do Sul que apresentaram sintomas em setembro de 2024.
  • Sintomas das pacientes: Ambas as mulheres foram hospitalizadas com febre, tosse, coriza e tinham comorbidades.
  • Subvariante identificada: A subvariante XEC foi inicialmente identificada na Alemanha em maio de 2024 e está sob monitoramento pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A importância do monitoramento

A OMS considera a subvariante XEC como uma variante sob monitoramento, sinalizando que pode exigir atenção especial das autoridades de saúde. O principal objetivo é investigar se essa variante representa uma ameaça adicional à saúde pública global em comparação a outras variantes circulantes.

Vacinação como medida de prevenção

A vacinação continua sendo a principal estratégia de prevenção contra casos graves de Covid-19. Atualmente, a vacina da Moderna (SpikeVax), atualizada para a subvariante Ômicron XBB 1.5, é recomendada para crianças de seis meses a quatro anos, grupos prioritários e pessoas acima de cinco anos que ainda não foram vacinadas.

  • Calendário de vacinação: Crianças devem receber doses conforme o Calendário Nacional de Vacinação Infantil; grupos prioritários têm recomendações específicas para doses semestrais ou anuais.
  • Grupos prioritários: Incluem indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, e pessoas com comorbidades, entre outros.