
Silvana Lucas
Tubarão
As investigações continuam sobre a morte de milhares de peixes que boiam nas águas das lagoas Santo Antônio dos Anjos, Mirim e Imaruí, localizadas na região de Laguna e Imaruí.
“Encontramos hoje (ontem), além de cardumes mortos, também locais com vários peixes agonizando. Um forte indicativo para mais mortandade”, lamenta a presidenta da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Flama) da Cidade Juliana, Aline Savi.
Conforme a bióloga, várias coletas de peixes e de água foram captadas ao longo das lagoas pela Polícia Militar Ambiental, material que deverá ser encaminhado para a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) para avaliações mais detalhadas.
“Continuamos sem saber as verdadeiras causas da morte. Para se chegar a uma informação precisa, um estudo biológico deverá ser realizado minuciosamente”, ressalta Aline.
De acordo com a presidenta da Flama, uma equipe subiu ontem a foz do Rio Tubarão até as proximidades da Cidade Azul e Capivari de Baixo. Pelo trajeto, foram encontrados nas águas do Rio Corredor, na comunidade de Campos Verdes, na Cidade Juliana, um cardume morto da espécie savelhas e outros peixes mais frágeis.
O secretário de Defesa Civil de Tubarão, Rafael Marques, alega não ter maiores informações sobre este acidente ambiental. “Amanhã (hoje) alguns técnicos da Cidade Azul irão fazer uma busca pelo rio até as proximidades de Laguna. Vamos pegar detalhes que talvez possam ajudar na descoberta da causa”, supõe Rafael.