Florianópolis
Os quatros programas institucionais que promovem a interação da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) com o exterior receberam, nesta semana, uma nova sede. O Centro Internacional Unisul, unidade inaugurada em Florianópolis, está localizado na rua Trajano, no centro.
O professor recordista mundial em aprendizagem de línguas, Carlos Amaral Freire, proferiu uma palestra voltada aos aspectos fonéticos, com destaque aos problemas da pronúncia e na dificuldade de ensinar o português.
Conforme Carlos, o interesse nesta área surgiu enquanto representava o Ministério do Exterior em La Paz, na Bolívia, onde dirigiu o centro de estudos brasileiros. “Ao morar em terras bolivianas por mais de dez anos pude manter contato direto com os povos indígenas Aimará. Observei que, como se expressavam em espanhol cometiam uma série de erros e divergência com a língua normal por alguma razão, fato que contribui para meus estudos”, explica Carlos.
A partir do evento do lançamento, o local passa a abrigar os programas de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros; línguas estrangeiras; disciplinas em língua estrangeira e programas especiais.
