FOTOS CERSUL Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
A Cersul concluiu mais uma etapa do projeto de modernização da rede elétrica, com a instalação de rede trifásica compacta com condutores protegidos, tecnologia que reduz perdas, melhora a eficiência e proporciona maior estabilidade no fornecimento de energia para diversas comunidades da região.
Tecnologia traz mais estabilidade e segurança
A nova estrutura trifásica permite uma distribuição mais equilibrada da carga elétrica, reduzindo perdas técnicas e garantindo maior confiabilidade ao sistema. A solução também melhora a estabilidade da tensão, reduzindo flutuações e oferecendo um fornecimento mais seguro às famílias e produtores rurais.
Com essa modernização, a rede será capaz de atender demandas crescentes, incluindo estufas de fumo, bombas de irrigação e a cadeia produtiva do maracujá, que dependem diretamente de potência e estabilidade para manter suas operações.
Benefício direto para comunidades de Meleiro e Forquilhinha 
As melhorias reforçam o abastecimento para as localidades de Sapiranga, Linha Mota, Jacaré e Barra do Cedro, em Meleiro, e São Pedro e São Jorge, em Forquilhinha.
O sistema será interligado a outro segmento tronco, formando um anel de distribuição, que cria redundância e reduz o tempo de interrupção em caso de falhas.
Obra envolveu 4,7 km de rede e 139 postes substituídos
A modernização contemplou a substituição de um trecho de aproximadamente 4,7 km, incluindo 139 postes de média tensão.
Esta é a segunda etapa do projeto, que se integra a uma primeira fase com quase cinco quilômetros de rede revitalizada, ampliando ainda mais a capacidade e confiabilidade do sistema.
Investimento com apoio do Governo do Estado
Parte dos recursos utilizados é proveniente do PEACESC (Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica), por meio da SICOS e do Governo de Santa Catarina, reforçando o compromisso com o fortalecimento da infraestrutura energética da região sul.


