Rafael Andrade
Tubarão
O mercado da cervejaria artesanal aumenta assustadora e positivamente no Brasil. Não há dados oficiais, mas os números deste crescimento acompanham e equivalem a de outra gigante da indústria nacional e internacional, a de cosméticos e de beleza, que ultrapassa os 15% ao ano. Só por analogia direta e simples, o PIB brasileiro ficou com míseros 1% de acréscimo em 2017 em comparação ao ano anterior e tem expectava de fechar no verde em 2,7% em 2018. O avanço do nicho de cervejarias no país tem uma explicação simples: a exigência e a inteligência do consumidor também aumentaram. O acesso a informações e receitas que antes da popularização da internet, principalmente, era exclusividade de megaexecutivos e poucos empreendedores, hoje dissemina com uma velocidade encorajadora. Hoje, o comprador de cerveja não quer apenas beber, pretende degustar, sentir cada gole como se fosse especial.
O apreciador da boa cerveja no Brasil, como no mundo, chegou ao ponto de produzir a sua própria cerveja. Claro que em Santa Catarina este setor é liderado por consumidores de Blumenau e região, mas o Sul do Estado tem se destacado e somente em Tubarão já são cerca de 100 produtores artesanais, que gostam de fabricar o seu próprio conteúdo para degustação, brincar com a mistura de maltes belgas, alemães, brasileiros, lúpulos e fermentos. E para não ir tão longe à procura da matéria-prima, um blumenauense notou a carência de uma Brew Shop na Cidade Azul e resolveu abrir a única loja do ramo no município, na verdade a única da Amurel. Ricardo Schramm Júnior, design gráfico e era dono de uma agência conceituada em Blumenau por mais de uma década, mas sempre grande apreciador de cerveja, decidiu mudar de ramo. Migrou ao ‘encantado’ mundo da bebida à base de cevada e criou uma marca: a Nossa Cerveja. Ricardo, que mora na cidade desde outubro de 2016, decidiu inaugurar um espaço em junho do ano passado, abriu duas vagas de trabalho e hoje toca o único local frequentado por apreciadores deste que está entre os produtos mais consumidos do planeta. “Também sou integrante da Associação das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Tubarão (Ampe), que criou, recentemente, o Núcleo Serramar de Cervejarias. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) também é uma grande incentivadora. Somente neste nosso núcleo da Ampe, já são 14 cervejarias participantes. Há marcas de muito conteúdo em no mercado local, como a Amante, a Lohn Bier e a Baly Bier. É um grupo forte que incentiva mais degustadores da cerveja artesanal. Nosso maior cliente é o cervejeiro artesanal e temos mais de 300 produtos à disposição. Tocar uma loja Brew Shop não é apenas vender para um estranho, é fazer negócio com um amigo, com alguém que gostos parecidos com os seus, que aprecia cerveja, e não apenas bebe”, detalha o empresário.
Já são 7,5 mil rótulos registrados, mais de 12 por cervejarias no país. Ricardo também tem uma marca, mas oferece com exclusividade em sua loja. Detalhes sobre a marca no Facebook Nossa Cerveja Brew Shop.
