Os brasileiros Raphael Claus (Fifa/SP) e Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) estão entre os 25 indicados ao prêmio de melhor árbitro do mundo em 2025, promovido pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).
Entre as mulheres, a brasileira Edina Alves (Fifa/SP) também foi lembrada e concorre na categoria feminina. O resultado da premiação será divulgado no dia 10 de dezembro.
Experiência internacional
Claus e Wilton representaram o Brasil na Copa do Mundo de 2022, no Catar, e estão pré-selecionados para a Copa de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.
Já Edina Alves é um dos principais nomes da arbitragem feminina mundial. Ela já apitou partidas da Copa do Mundo feminina, Jogos Olímpicos, Mundial de Clubes e Copa Libertadores, além de ser a mulher que mais atuou na Série A do Campeonato Brasileiro.
Seleção mundial da IFFHS
O júri da IFFHS é formado por especialistas de 120 países, que avaliam o desempenho dos árbitros nas principais competições nacionais e internacionais ao longo da temporada.
Além dos brasileiros, nomes como Szymon Marciniak (Polônia), Michael Oliver (Inglaterra) e François Letexier (França) estão entre os indicados na categoria masculina.
