O secretário Municipal de Saúde de Tubarão, Otávio Piva, pediu exoneração do cargo nesta terça-feira (28). O pedido foi apresentado ao prefeito Estêner Soratto, que aceitou a decisão de forma tranquila, compreendendo os motivos pessoais e profissionais alegados pelo secretário.
Até que uma nova nomeação seja definida, a secretária adjunta da Saúde, Carina Pereira de Bona Portão, responderá interinamente pela Fundação Municipal de Saúde.
“Até esta sexta-feira ainda fico no cargo para finalizar umas demandas, principalmente de documentos que exigem a assinatura. Depois a Carina responderá”, afirmou Piva.
Trajetória e atuação
Natural de Tubarão, Otávio Piva — conhecido como Toco Piva — é cirurgião-dentista, filho de Raul Luiz Piva e Maria Augusta Losso Piva, a dona Marucha da Combemtu. Ele atuou por anos em unidades básicas de saúde, na Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Combemtu) e no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), atendendo pacientes da Apae de Tubarão.
Durante sua gestão, Piva liderou projetos de modernização do atendimento à população, como a implantação do Transporte Personalizado (MOP) — destinado a pacientes em tratamento contínuo — e o programa Telemedicina Tubarão, que oferece atendimento médico remoto gratuito 24 horas por dia.
Desafios e continuidade
Apesar dos avanços, a construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tubarão enfrenta atrasos. Inicialmente prevista para o primeiro semestre de 2025, a entrega da obra deve ser reavaliada por conta de entraves de licitação e ajustes no projeto.
Em carta encaminhada ao Executivo, Piva destacou a necessidade de se dedicar a questões pessoais e profissionais que exigem sua atenção neste momento.
