domingo, 22 fevereiro , 2026

Chuva: Pedreiro morre atingido por raio

Carolina Carradore
Armazém

A tempestade de pouco mais de 15 minutos de duração, ontem, causou a morte do pedreiro Sílvio de Souza, 21 anos. Ele foi atingido por um raio enquanto jogava futebol, no bairro Vila Nova, em Armazém. O acidente ocorreu por volta das 16 horas.
Sílvio treinava com os colegas para o campeonato municipal e defendia a camisa do Ferroviário de Vila Nova. Após o fim do primeiro tempo, os jogadores resolveram suspender a partida devido ao temporal. Após uma leve estiada, Sílvio e um colega resolveram voltar ao campo para tocar bola. Foi quando um raio atingiu o rapaz.

Ele chegou a ser levado com vida ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, mas não resistiu e morreu minutos depois. “Os amigos ainda alertaram para os dois saírem do campo por causa das trovoadas, mas eles não escutaram. Não sei o que será da nossa família”, lamenta o pai de Sílvio, Lino Damaceno.
Ele é funcionário da prefeitura de Armazém e veio buscar o corpo do filho acompanhado do prefeito em exercício, João Pedro Machado (PMDB). “Vamos dar todo o auxílio necessário”, assegura João Pedro. Esta não é a primeira vez que seu Lino passa por uma tragédia na família.

Há três anos, ele perdeu a filha, em um acidente de trânsito. “Ela se foi e ficou meu netinho. Agora tudo se repete. Meu Deus! Meu filho se foi e deixou outro netinho. No fim as crianças que são nosso motivo para continuar a vida”, diz seu Lino, desolado.
O corpo do pedreiro é velado na casa onde morava com os pais, na localidade de Sertãozinho, e será enterrado hoje no Cemitério Municipal de Armazém.

Chuva traz transtornos e deixa casas alagadas

O dia de ontem foi uma espécie de imitação do domingo passado. O céu amanheceu limpo, com sol forte e praia lotada. Exatamente às 15h50min o dia virou noite e a chuva trouxe, novamente, prejuízos à região. Foram cerca de 15 minutos de água e vento, que chegou a 60 quilômetros por hora.
O temporal, ainda que curto, foi o suficiente para causar transtornos e alagar casas.
Em Tubarão, a BR-101, no trecho do viaduto principal (o do posto Fera) ficou cheio de água. Em alguns momentos os motoristas tiveram dificuldade para passar pelo local.

Mas nada comparado com a semana passada, quando faltou energia, sete famílias ficaram ilhadas no Sertão dos Corrêa, e duas árvores caíram.
Em Orleans, a chuva seguida de trovoadas também assustou a população. O Corpo de Bombeiros atendeu cerca de dez moradores que tiveram suas casas alagadas no bairro Nova Orleans. O fato causou revolta na comunidade.

Após o temporal, o cenário era de moradores com vassouras e baldes na mão para retirar a lama das calçadas e até de dentro das casas. Um deles é o cidadão Patrick Bratti de Souza, 30 anos. Ele chegou a remover parte dos móveis por conta da grande quantidade de água. “Toda vez que chove um pouco mais forte é o mesmo problema. Tenho que erguer móveis torcer para que pare logo. Caso contrário tenho que abandonar tudo”, lamenta o trabalhador.

Quantidade
Ontem choveu 25 milímetros em Tubarão. Com isso, o acumulado do mês já é de 146 milímetros, praticamente o esperado para cair até o dia 31. “O que chover a partir de hoje ultrapassará a média de janeiro, mas ainda assim não é nada alarmante”, tranquiliza climatologista Rafael Marques, da estação Oregon, de Tubarão.

Continue lendo

Sábado terá sol entre nuvens e alerta de chuva no Litoral Sul de SC

IMAGEM Notisul Tempo de leitura: 3 minutos A previsão do tempo no Litoral Sul de SC para este sábado, 21 de fevereiro de 2026, indica sol...

Horóscopo do dia 21/02: Lua em Touro favorece estabilidade e segurança

IMAGEM NotisulTEMPO DE LEITURA: 4 minutos O horóscopo sábado 21 fevereiro 2026 indica um dia de estabilidade, pragmatismo e busca por segurança. A Lua transita...

De um sonho em família a uma marca projetada para R$ 10 milhões: a trajetória da Dona V.S. Joias em Santa Catarina

De um sonho em família a uma marca referência em um dos setores mais dinâmicos de Santa Catarina, a história da Dona V.S. Joias...

Projeto Rhema entrega primeira casa construída do zero, em Laguna

No dia 13 de fevereiro de 2026, o Projeto Rhema, da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, realizou a entrega de sua primeira casa construída...

Trump anuncia tarifa global de 10% após decisão da Suprema Corte

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (20) uma nova tarifa global de 10% sobre importações, com efeito imediato. A medida...

Entrevista – Alex Brasil, deputado estadual 

“O eleitor conservador valoriza constância, princípios e clareza de posicionamento”   O deputado estadual Alex Brasil (PL) tem se destacado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina...

MDB de Tubarão publica nota e define apoios para 2026

O MDB de Tubarão nota oficial divulgada nesta semana ratifica, por unanimidade, as decisões do Diretório Municipal sobre as eleições de 2026. O documento...

Carretas da Saúde da Mulher já realizam mais de 6 mil exames em SC

FOTOS Roberto Zacarias Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 5 minutos As Carretas da Saúde da Mulher SC, iniciativa inédita do Governo de Santa Catarina, já ofertaram...