Uma cirurgia de transposição foi realizada neste sábado (20), no Hospital Unimed, em Tubarão, em uma mulher de 38 anos. Ela faz tratamento contra o câncer, mas tem desejo de ser mãe, algo que as sessões da radioterapia e quimioterapia podem não tornar possível mais tarde. Foi justamente com o objetivo de dar esta chance para mulheres como esta tubaronense que o cirurgião oncológico Reitan Ribeiro criou esta técnica inovadora. O procedimento foi intermediado pelo ginecologista Leandro Gugel e acompanhado oncologista Audrey Tsunoda, de Curitiba (PR).
Considerado um marco pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, o método consiste em transferir temporariamente os órgãos reprodutivos da mulher para a parte de cima do abdômen, onde ficam preservados. Após isso a paciente continua o tratamento contra o câncer e, quando ele chega ao fim uma nova cirurgia é feita para recolocar o útero e o ovário novamente no sítio anatômico. Até o momento, 40 mulheres no Brasil e em outros países realizaram o procedimento inovador. Das brasileiras que realizaram a cirurgia, três tiveram filhos neste ano.
O objetivo da técnica é preservar a função dos órgãos ginecológicos nas mulheres que receberam tratamento radioterápico no ventre, o que diminui a possibilidade da mulher engravidar. Com o método brasileiro, as mulheres podem ter a chance de serem mães novamente, mesmo depois das sessões da radioterapia. No Brasil, o procedimento ainda é feito por meio de protocolo de pesquisa internacional em cirurgia laparoscópica para câncer de colo de útero e somente em hospitais autorizados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.
Fonte: Assessoria Unimed Tubarão
Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

