FOTOS PMT Divulgação, Notisul
Um projeto desenvolvido em parceria entre o Sesc Tubarão e a Fundação Municipal de Educação está promovendo o despertar científico entre estudantes da rede pública. O “Clube de Ciências” acontece semanalmente na EMEB Manoel Rufino Francisco e envolve alunos do 4º ano do ensino fundamental.
A proposta é gratuita e voltada a crianças e adolescentes, com foco em despertar o interesse pelo meio ambiente, biologia e ciências em geral. A iniciativa valoriza o aprendizado ativo, baseado na abordagem construtivista, que coloca o estudante no centro do processo educativo.
Vivências práticas que conectam teoria e realidade
Durante os encontros, realizados sempre no período das aulas, os estudantes vivenciam experiências práticas, atividades de investigação e trabalhos em grupo. O objetivo é aproximar o conhecimento teórico da realidade cotidiana, fortalecendo o vínculo dos alunos com os temas científicos e ambientais.
Além de promover a curiosidade natural das crianças, o projeto também trabalha competências socioemocionais, como a colaboração, a responsabilidade e o cuidado com o ambiente.
Tema de 2025 será focado nas plantas e frutos nativos
Para o próximo ano letivo, o Clube de Ciências irá abordar o estudo das plantas e frutos nativos do Brasil. As atividades vão incluir a identificação das espécies, pesquisa sobre suas origens, relevância histórica e cultural, além de vivências sensoriais e oficinas de jardinagem e cultivo.
Essa nova fase do projeto busca reforçar a conexão entre os alunos e a biodiversidade brasileira, promovendo o conhecimento e a valorização da flora nacional.
Fortalecimento da educação científica na rede municipal
A parceria entre o Sesc e a equipe multiprofissional da Fundação Municipal de Educação de Tubarão é mais uma ação concreta em prol do fortalecimento da educação científica nas escolas públicas do município. A proposta tem sido bem recebida por professores e alunos, com resultados positivos em engajamento e interesse pelas disciplinas de ciências.