As pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) podem concorrer às vagas do Programa CNH Emprego na Pista, uma iniciativa do Governo de Santa Catarina em parceria com o Detran/SC. O programa oferece CNH gratuita para candidatos que atendam aos critérios do edital.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.empregonapista.detran.sc.gov.br até esta quarta-feira (29).
Para se inscrever, é necessário:
Estar inscrito no CadÚnico (para primeira habilitação nas categorias A e B);
Saber ler e escrever;
Ter CPF ativo;
Residir em Santa Catarina há pelo menos dois anos;
Não possuir impedimentos legais para obter a CNH.
Cada categoria possui exigências específicas, como idade mínima e tempo de habilitação.
Inclusão social e oportunidade de emprego
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) é parceira no programa e reforça o objetivo social da ação.
“O programa visa promover a inclusão social e dar oportunidades de vagas de emprego aos interessados em adquirir a CNH gratuita. O CadÚnico é a ferramenta para comprovar a renda e garantir o acesso às vagas”, explica Sabrina Cerva, gerente de Benefícios e Programas da SAS.
Até 30 mil vagas em todo o estado
O CNH Emprego na Pista disponibilizará até 30 mil vagas gratuitas entre as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus) e E (carreta), além da adição de EAR (Exercício de Atividade Remunerada) e mudança de categoria.
Segundo o coordenador do programa, Jacob Quint Neto, o projeto está com quase 5 mil vagas abertas em 29 municípios até esta quarta (29).
“Essa é uma oportunidade que o governador Jorginho Mello está oferecendo para quem quer mudar de vida e usar a CNH como ferramenta de trabalho”, destacou.
Os investimentos somam R$ 40 milhões, incluindo cursos, exames, isenção de taxas e toda a operação do programa até 2026.
Parcerias e execução
O programa conta com o apoio de diversas instituições, como o Sest Senat, Sebrae, Fenamoto, AMASC, FABET e Fetrancesc, além de Centros de Formação de Condutores, médicos, psicólogos e laboratórios credenciados.
Todas as CNHs emitidas virão com a marca EAR, exceto as da primeira habilitação na categoria A, já que o candidato precisa ter 21 anos e dois anos de habilitação para exercer atividade remunerada.

