Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) identificaram um cogumelo raro da espécie Kusaghiporia talpae, que pode atingir até 80 cm de diâmetro. O fungo foi encontrado na base de uma árvore próxima a uma composteira dentro do campus em Florianópolis. Essa espécie foi registrada apenas três vezes nos últimos 14 anos.
Espécie pode atingir grandes dimensões
O professor Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos, responsável pelo estudo, explica que a espécie tem um crescimento expressivo e que o espécime encontrado está em fase de desenvolvimento.
- Na última medição, feita em 28 de fevereiro, o cogumelo já alcançava 32 cm de diâmetro.
- O pesquisador acredita que o crescimento pode ser limitado pela proximidade do tronco da árvore.
- Se continuar se desenvolvendo, pode atingir dimensões ainda maiores nos próximos anos.
Presença rara na natureza
Desde 2011, apenas três exemplares dessa espécie foram registrados em Santa Catarina. O último foi identificado na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, há três anos.
“Tenho estudado essa espécie desde 2011, e sua aparição é extremamente rara”, afirmou Elisandro. O fungo tende a surgir apenas em determinados períodos do ano, geralmente entre janeiro e fevereiro.
Pesquisadores tentam cultivo em laboratório
Por ser uma espécie pouco estudada, pesquisadores da UFSC agora tentam cultivar o Kusaghiporia talpae em laboratório, utilizando sua estrutura reprodutiva. Além disso, há indícios de que o fungo tenha uma relação parasitária com as raízes de plantas próximas, o que ainda está sendo investigado.