H á 64 anos, o colégio Dehon, cujo nome é uma homenagem ao padre Leão João Dehon, fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, deu início a uma história de sucesso e contribuição para a formação de inúmeras pessoas. Inicialmente, foi administrado pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) e, em 1972, a Fessc, hoje Unisul, passou a ser a mantenedora.
Alicerçado sobre os princípios do cristianismo, o projeto pedagógico do colégio Dehon proporciona ao aluno o desenvolvimento de suas habilidades, tendo em vista o ser humano que deseja formar ao longo da vida. Hoje, oferecemos ensino da educação infantil ao médio e inserimos nossos alunos no ambiente universitário da Unisul, um dos ambientes de conhecimento mais ricos do sul de Santa Catarina.
Para nós, é fundamental que a escola seja um lugar de carinho, envolvimento e, no Dehon, a criança tem oportunidade de brincar e aprender, pois sabemos transformar uma brincadeira saudável em aprendizagem. Outro aspecto relevante nesses 64 anos de trabalho foi aliar disciplina e liberdade. A livre troca de ideias num ambiente organizado ajuda o aluno a selecionar as informações e transformá-las em conhecimento.
Não queremos somente que nossos alunos sejam aprovados em concursos e vestibulares, queremos, também, que sejam pessoas realizadas e capazes de fazer a diferença nas profissões que exercerem. Esta meta só é alcançada, porque aproximamos a tradição da modernidade, isto é, aproveitamos nosso passado para enfrentar os desafios que a modernidade nos apresenta.
E qual o grande segredo do Dehon? Professores preparados e motivados, capazes de usar as mais variadas tecnologias para fazer de cada aula um momento de efetiva aprendizagem. Nosso desejo é que, ao final da educação básica, o aluno leve os conhecimentos que produziu e também os valores que aprendeu.
Para nós, formação e aprovação são indissociáveis. Os pais sempre têm algumas perguntas sobre uma escola, tais como: tradição ou modernidade? Disciplina ou liberdade? Informação ou conhecimento? Brincadeira ou aprendizagem? Formação ou aprovação? Não se preocupem: no Dehon, nós temos as respostas a estas perguntas.