Assim como é tradicional em outras modalidades, o campeonato estadual é uma competição muito importante no poker para manter a atividade dos competidores locais em alto nível. Em Santa Catarina não é diferente. O Campeonato Catarinense de Poker (CCP) e a Liga Catarinense de Poker (LCP) são os dois principais campeonatos do Estado e nesse ano ambos uniram forças para a realização de algumas etapas em parceria.
O CCP e a LCP já realizaram cinco etapas até o momento e os dois campeonatos estão chegando ao fim. Resta apenas mais um evento a ser realizado até o final do ano, mas eles ainda não anunciaram o local e data. Na quinta e última etapa realizada (entre os dias 18 a 21 de outubro), o CCP e a LCP se uniram para realizar um único evento.
O poker catarinense foi mais uma vez prestigiado em Balneário Camboriú, cidade que é o recanto de muitos profissionais de alto nível na modalidade, como os renomados Ariel “Bahia” Celestino e Thiago Decano Nishijima. A etapa em Balneário Camboriú foi sediada no Vip Poker Club, uma confraria especializada em receber muitos eventos do esporte das cartas.
O balneocamboriuense Rodrigo Rieger Maia ficou com o título da acirrada competição, que contou com competidores de todas as partes do Estado e teve a participação de mais de 500 atletas. Antes de conquistar o título em casa, Maia não estava entre os 30 melhores do ranking do CCP e nem da LCP em 2018 e a vitória acabou lhe rendendo muita projeção no cenário catarinense.
Essa foi a terceira etapa realizada em parceria entre o CCP e a LCP em 2018. As outras duas foram disputadas em Criciúma (agosto) e também em Balneário Camboriú (junho).
Essa cidade segue, em conjunto da capital Florianópolis, como uma das principais casas do poker catarinense. Além das duas etapas em parceria entre o CCP e a LCP, Balneário Camboriú também foi sede do primeiro evento da temporada da LCP (no início de março).
O CCP é um dos grandes marcos da Federação Catarinense de Texas Hold’Em (FCTH). Criada em 2010, a FCTH foi fundamental para aumentar a força do jogo de poker em Santa Catarina e é uma das maiores responsáveis por difundir o esporte das cartas no país.
Já a LCP tem parcerias com vários clubes, o que também ajuda a aumentar o alcance da modalidade em Santa Catarina. Entre as confrarias, estão: Caçador Poker Clube (Caçador), Floripa Poker Clube (Florianópolis), Reis do Poker (Jaraguá do Sul), Shark Poker Club (Lages), Veneza Poker (Criciúma), Videira Poker Club (Videira) e West Club (Chapecó).
Prestígio de competidores de destaque
Um dos grandes nomes da disputa do CCP e o LCP em 2018 é certamente Ibon Rodrigues. Espanhol radicado em Florianópolis, ele vem sendo um dos destaques não só do poker catarinense, mas também do cenário nacional.
Rodrigues, que aparece entre os 40 primeiros colocados no CCP e na LCP, teve uma excelente atuação na última etapa do Campeonato Brasileiro de Poker e ficou em segundo na mesa final. Ele bateu na trave no título do evento e só ficou atrás de Alcioni Pollermann, do Paraná. Com a segunda colocação da etapa que foi disputada em Florianópolis, Rodrigues arrecadou R$ 195 mil, um dos maiores prêmios do poker catarinense em 2018.
Outro de muito reconhecimento no cenário do poker é Eduardo D’Avila, um dos líderes do ranking da LCP. Ele fez bonito em dois torneios paralelos na etapa do BSOP em Florianópolis, a mesma em que Rodrigues teve grande atuação. D’Avilla ficou entre os 15 primeiros em dois eventos paralelos no BSOP disputado na capital de Santa Catarina, bons resultados que ilustraram ainda mais seu bom currículo.
Já Renê Paz, campeão do CCP de 2016 e competidor que fez parte da equipe catarinense campeã do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE) em 2016, também participou de algumas etapas do CCP e trouxe ainda mais prestígio ao campeonato.
Vaga na seleção estadual
Além do prestígio de estar entre os melhores do poker catarinense, os três primeiros colocados no ranking geral do CCP deste ano terão a oportunidade de fazer parte da seleção estadual de Santa Catarina no CBPE de 2019, enquanto o campeão da LCP também terá a vaga.
Realizado todos os anos no meio da temporada do Campeonato Brasileiro de Poker (BSOP), o CBPE é um torneio disputado desde 2013 que reúne os principais competidores de vários Estados brasileiros em busca dessa importante conquista.
Neste ano, por exemplo, 20 Estados participaram do CBPE e Santa Catarina ficou com a 12ª posição, enquanto o Paraná foi o grande campeão. Apesar da colocação não tão alta em 2018, Santa Catarina tem grande tradição nesse torneio e ganhou o título em 2016. Além disso, o poker disputado no Estado tem muito respaldo nacionalmente.
Já passaram competidores de muito reconhecimento nas seleções de Santa Catarina em CBPE, como Affif Prado (campeão do BSOP em 2017), Rodrigo Garrido (campeão do BSOP em 2014), Kelvin Kerber (competidor veterano Brasil afora) e tantos outros.
Enquanto a maioria dos Estados tem apenas uma competição estadual de poker, Santa Catarina conta com o privilégio de ter duas que são prestigiadas pelos competidores e proporcionam bom nível de disputa.
Tudo isso contribui para que o poker, assim como o futsal e outras modalidades populares no Estado, continue muito bem representado pelos competidores catarinenses.