Começa em Tubarão o 1º Congresso Nacional da Indústria na Amurel

FOTOS Notisul

O 1º Congresso Nacional da Indústria na Amurel foi aberto nesta quarta-feira (4), em Tubarão, reunindo importantes lideranças empresariais, políticas e acadêmicas para discutir temas como industrialização, inovação, economia do mar, agronegócio e logística 4.0. O evento foi promovido pela Fundação InoversaSul, em parceria com a Fapesc e apoio do Governo de Santa Catarina.

A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da InoversaSul, professor Valter Alves Schmitz Neto, o vice-presidente e coordenador do evento, professor Gean Fermino, o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto da Silva Júnior (PL), além de representantes do setor produtivo como Thiago Fretta (Fiesc), Alexsandro Barbosa (Acit) e Karen Brodbeck (CDL).

Lideranças destacam a força da indústria de Santa Catarina

Durante o evento, o vice-presidente regional Sul da Fiesc, Thiago Fretta, destacou que a indústria catarinense representa 28% da geração de riqueza do estado, consolidando Santa Catarina como o segundo estado mais industrializado do Brasil, com mais de 1 milhão de pessoas empregadas.

Os dados reforçam o papel estratégico da indústria como vetor de desenvolvimento para a economia estadual e nacional. Segundo Fretta, a qualificação profissional e a inovação são essenciais para manter o crescimento sustentável do setor.

Prefeitura de Tubarão anuncia doação de terreno para instalação do Senai

Em sua fala, o prefeito Estêner Soratto ressaltou a importância de promover a indústria local e valorizar os empresários. Soratto também anunciou que a Prefeitura vai doar um terreno de 1 hectare para a instalação de uma unidade do Senai na cidade, que terá foco na educação de crianças do ensino fundamental, médio e cursos técnicos.

Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela gestão, Soratto garantiu que programas de desenvolvimento continuarão sendo lançados, com apoio de recursos repassados pelo Governo do Estado.

Congresso reforça integração entre indústria, ciência e inovação

O presidente da InoversaSul, Valter Schmitz, e o coordenador do congresso, Gean Fermino, enfatizaram que o evento integra um ciclo que iniciou meses atrás com o 1º Congresso Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo eles, a iniciativa busca fortalecer a promoção da ciência, da pesquisa, da tecnologia e do desenvolvimento regional, consolidando Tubarão e a região da Amurel como polos de inovação e articulação institucional em nível nacional.

“Estamos promovendo um dia de convívio e relacionamentos, impulsionando o futuro da indústria catarinense”, afirmou Schmitz.