Início Geral Comércio: Funcionários devem cruzar os braços

Comércio: Funcionários devem cruzar os braços

Priscila Alano
Tubarão

A abertura do comércio em horário especial em Tubarão segue indefinida. Para o Sindicato dos Comerciários, a proposta feita pelo Sindilojas é inaceitável. Neste sábado, terá mais um Dia D, com o comércio aberto em horário especial, das 9 às 17 horas.

A presidenta do sindicato dos empregados, Elizandra Rodrigues Anselmo, destaca que, em reunião realizada esta semana, foram definidas algumas ações, como: organizar um abaixoassinado, exigindo um horário de trabalho mais justo; solicitar audiência com o prefeito de Tubarão e com os representantes da câmara de vereadores; e entrar com ações judiciais para a aplicação do piso estadual de salários. Também reivindicarão, junto à superintendência da delegacia regional do trabalho, a realização de uma força-tarefa nas fiscalizações em Tubarão.

“O Sindilojas não deseja elaborar um calendário conosco. Eles estão deixando livre para que cada patrão negocie com os seus empregados sobre os horários especiais, como o Sábado D, Natal e dia 31 de dezembro. Queremos chegar a um acordo. Vamos realizar reuniões mensais para acompanhar a situação. Pedimos para os clientes boicotarem o Dia D”, dispara Elizandra.

Piso salarial
não é cumprido

O piso salarial da categoria foi definido em R$ 647,00, mas nem todas as empresas da região efetuam o pagamento correto. Uma audiência está marcada para o dia 4 de maio, na Justiça do Trabalho, para que os comerciantes cumpram o piso. “Algumas empresas já estão pagando o novo piso, mas outras ainda descumprem. Por isso, acionamos a Justiça do Trabalho”, explica.

Sem definição

Os sindicatos que representam patrões e empregados do comércio de Tubarão ainda não chegaram a um acordo para a abertura das lojas em 2010. Nem mesmo quanto ao Sábado é o Dia D. Na primeira proposta do Sindilojas, no começo do ano, o patronal pediu:
• Abertura do comércio até as 22 horas nas sextas-feiras que antecedem o Sábado D.
• Abertura do comércio no domingo do Dia das Crianças, em outubro.
• Abertura do comércio até as 22 horas entre 3 e 23 de dezembro.
• Abertura das lojas no dia 31 de dezembro.

O Sindicato dos Comerciários não concorda com nenhum dos pontos. Até agora, o patronal abriu mão apenas da abertura das lojas no domingo que antecede o Dia das Crianças, em outubro (eles propuseram o horário especial para segunda-feira) e das sextas-feiras antes do Sábado é o Dia D. No restante, não há acordo.

Sair da versão mobile