
Tubarão
Competir em casa é uma sensação especial para os atletas. É essa pressão de defender bem a cidade, de ter os familiares e os amigos torcendo de perto, que os karatecas tubaronenses terão na disputa do Campeonato Brasileiro de Karatê (IKGA). O evento ocorre neste fim de semana na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão. A mesma expectativa e ansiedade ocorre com os pais que estarão presentes.
“Estamos todos ansiosos, principalmente porque é o nosso primeiro grande evento, de muitos outros que virão. É uma competição de grande importância, com a oportunidade de conhecer outras pessoas, com culturas diferentes. A minha expectativa é a melhor possível, mas sou suspeita já que sou mãe de atleta”, observa Ana Lúcia Alves Conceição, mãe de Ana Luiza, que estreia na competição nacional.
Os atletas da equipe Impacto/FMCE Tubarão afirmam que estão preparados para encarar a disputa. Com a maior delegação do campeonato, a equipe da Cidade Azul busca o tricampeonato brasileiro. Cerca de 80 atletas estarão na competição, a maioria crianças. O Brasileiro terá participantes de 4 a 57 anos.
João Vitor Oliveira, vencedor do Prêmio Salim Miguel Mussi, está ansioso e confiante. “A expectativa é de sair vitorioso. Vou dar o máximo”, conta. Mais de 280 karatecas de todo o Brasil estarão no município neste fim de semana, acompanhados de equipes e familiares, o que movimentará a rede hoteleira da cidade e região.
A cerimônia de abertura está marcada para às 9 horas deste sábado e as competições seguem até as 17 horas. No domingo, as atividades iniciam às 8 horas e encerram ao meio-dia. A entrada para o evento é gratuita e a expectativa é de que o público compareça em grande número.