quarta-feira, 15 outubro , 2025

Confira as mudanças que a Reforma Tributária traz para os municípios

Foi promulgada, no Congresso Nacional, a Emenda Constitucional nº 132, que institui a Reforma Tributária. A matéria simplifica o sistema tributário brasileiro ao unificar PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS, pela Contribuição de Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), para evitar a tributação cumulativa ao longo das cadeias de produção.

Adriano dos Santos, tributarista da Contributo Estudos Tributários, explica que a proposta não alterou o Simples Nacional. “Mesmo com a reforma, nada muda no regime de tributação simplificada, assim como para o Microempreendedor Individual (MEI), ou seja, a empresa que está no Simples Nacional pode continuar a pagar a guia única como hoje. No entanto, vão poder, no futuro, optar por recolher o IBS e CBS fora do mesmo”, detalha.

Já as empresas não optantes do Simples Nacional, segundo Adriano, vão precisar se adequar às novas regras criadas pela reforma a partir da transição. “Nesta proposta, a novidade está na simplificação do recolhimento para quem está fora do sistema de tributação simplificada e, que hoje, tem uma série de obrigações. Haverá um alíquota única, além disso, o imposto será cobrado no local do consumo do bem ou serviço, e não na origem, como é atualmente”, ressalta o especialista.

Quando se trata das alíquotas de ISSQN, o tributo municipal será unificado. O Senado Federal vai determinar a alíquota base de cada município, ou seja, a cidade não deve propor Leis para modificar o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

“Neste caso, o município perdeu a competência legislativa sobre o ISS. Quem vai legislar é o comitê gestor do imposto, que vai ser o responsável por arrecadar e distribuir conforme alíquota. A ideia é de que o contribuinte declare o tributo só para um lugar”, acrescenta Bárbara de Gois Pereira, também especialista da Contributo, ao mesmo tempo em que frisa que as cidades mantêm a competência de fiscalizar os contribuintes.

Importante destacar que, a cobrança do IBS terá uma fase longa de transição, e em relação a cota municipal, iniciará somente em 2027, com a aplicação de uma alíquota municipal de 0,05%. Já em 2029, esta tributação passa a rodar de forma efetiva, até a entrada em vigor plena no ano de 2033, com a extinção total do ISSQN e do ICMS.

Outra mudança com a reforma tributária é referente a Contribuição de Iluminação Pública. A partir do próximo ano, os municípios também poderão instituir a Cosip para custear sistemas de monitoramento das ruas, expansão e melhoria dos serviços, finalidades não previstas hoje pela Constituição.

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) também será um tributo modificado. Com a reforma, o município poderá instituir a base de cálculo do IPTU através de ato do Poder Executivo, ou seja, por Decreto.

“Mas isto vai depender de critérios estabelecidos na Lei do município. Então, se hoje a cidade tem uma planta genérica definida em Lei, com valor por metro quadrado, bairro, zonas, é preciso modificar a norma para estabelecer os critérios que vão ser utilizados para atualização, para se adequar às mudanças constitucionais e prever a periodicidade até a metodologia a ser adotada. Recomenda-se, inclusive, que seja previsto que a atualização ocorra por meio de laudos amparados em normas técnicas”, finaliza Adriano.

A Reforma Tributária, que vinha sendo debatida há mais de 30 anos, promete trazer ainda muita discussão em 2024, especialmente sobre os pontos que ficaram para definições através de Leis Complementares, que devem ser analisadas no Congresso Nacional nos próximos anos.

Inteligência artificial sobre a Reforma Tributária
Visando facilitar e sanar as principais dúvidas do fisco e contribuintes, a Contributo lançou recentemente, uma ferramenta de inteligência artificial de tributos e fiscalização, que recebe atualização permanente sobre todos os temas relacionados aos tributos municipais, inclusive os que foram alterados pela Reforma Tributária.

A lista de municípios com a ferramenta a disposição na sua versão para os contribuintes, que pode ser usada livremente por qualquer pessoa e sem cadastro prévio, pode ser vista aqui (contributo.info). A administração tributária municipal de cada cidade não licenciada pode solicitar um usuário teste sem custo, clicando aqui (contributo.com.br). Serão liberadas 20 sessões de cinco minutos, para tirar dúvidas e obter as respostas da IA sobre a nova reforma tributária.

Continue lendo

Ex-Tubarão Paulo Henrique marca em estreia como titular da Seleção Brasileira

FOTO de Capa Mídias Sociais Reprodução Notisul FOTOS @rafaelribeiro/CBF Divulgação Notisul ⏱ Tempo de leitura: 3 minutos O lateral-direito Paulo Henrique, ex-jogador do Tubarão, marcou um gol...

Pelo Estado – Companhia aumenta número de voos para SC no Verão

 A GOL Linhas Aéreas anunciou um incremento de voos para o aeroporto de Florianópolis (FLN) na alta temporada, período entre dezembro de 2025 a...

Setor de serviços cresce 4,2% em Santa Catarina até agosto

O volume de prestação de serviços em Santa Catarina cresceu 4,2% entre janeiro e agosto de 2025, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo...

4Nerd | #19 | Uma entrevista épica, Kill Bill e a heresia galáctica

O episódio dessa semana tá simplesmente lendário!Falamos sobre Kill Bill, tivemos o Ramon cometendo o maior sacrilégio nerd da história — trocando Star...

4Nerd | #18 | O Fim do Windows 10, Ananta e a Piada Submersa do Aquaman

O 4Nerd voltou com mais um episódio cheio de novidades, humor e aquele papo nerd que já virou tradição!Update Nerd: Falamos sobre...

Sine oferece mais de 8,7 mil vagas de emprego em Santa Catarina

O Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina (Sine SC) iniciou a semana com 8.702 vagas de trabalho abertas em todo o estado. Destas,...

4Nerd | #17 | Minecraft, Dragon Ball Z, Star Wars e IA no Cinema

O 4Nerd tá de volta com mais um programa recheado de novidades e boas conversas nerds!No Update Nerd, falamos sobre a nova DLC do...

PGR pede condenação de réus do Núcleo 4 da trama golpista

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta terça-feira (14) a condenação dos sete réus do Núcleo 4 da chamada trama golpista, grupo acusado...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp