FOTO Monique Amboni Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 5 minutos
Mais de 300 advogados, gestores e profissionais do Direito participaram, nesta quinta-feira (9), do 1º Congresso Estadual de Inteligência Artificial na Advocacia, realizado no Centro de Inovação Criciúma. O evento, promovido pela OAB Subseção Criciúma, reuniu especialistas para debater o impacto da inteligência artificial na advocacia e marcou o lançamento do Empreende ADV, programa desenvolvido em parceria com o Sebrae para fortalecer a gestão e a inovação nos escritórios de advocacia.
Ao longo do dia, os participantes acompanharam palestras, workshops e painéis voltados à aplicação prática da inteligência artificial no exercício da profissão, além de temas relacionados à gestão, empreendedorismo e transformação digital.
Inteligência artificial ganha espaço na rotina da advocacia
Para o presidente da OAB Subseção Criciúma, Moacyr Jardim de Menezes Neto, o congresso reforçou que a inteligência artificial já faz parte da realidade da advocacia e deve ser encarada como uma ferramenta estratégica.
“Tivemos um grande dia de contatos, aprendizado e aprimoramento sobre inteligência artificial e gestão no escritório de advocacia. A IA já faz parte da realidade da profissão e precisa ser compreendida como uma ferramenta estratégica para ampliar a eficiência, qualificar a prestação dos serviços jurídicos e fortalecer a atuação profissional. Este evento deixou claro que o advogado que não se atualizar e não compreender o uso da inteligência artificial corre o risco de perder espaço em um mercado cada vez mais dinâmico”, afirmou.
O presidente da OAB Santa Catarina, Juliano Mandelli, destacou a importância de democratizar o acesso às novas tecnologias, permitindo que escritórios de todos os portes utilizem ferramentas de inteligência artificial.
“Nosso objetivo é colocar a advocacia sempre na vanguarda, principalmente nesse tema de inteligência artificial, que não é futuro, é realidade. Que a tecnologia não esteja apenas nos grandes escritórios, mas nos pequenos também, junto à advocacia onde ela estiver.”
Empreende ADV busca fortalecer a gestão dos escritórios
O encerramento do congresso foi marcado pelo lançamento do Empreende ADV, iniciativa do Conselho Federal da OAB, por meio da Comissão Especial de Governança e Apoio Jurídico às Micro e Pequenas Empresas, presidida pela advogada criciumense Andréia Dota Vieira.
O programa foi criado em parceria com o Sebrae para auxiliar advogados na gestão dos escritórios, com foco em áreas como planejamento, finanças, marketing, inovação, tecnologia e inteligência artificial.
Segundo Andréia, um dos principais diferenciais da iniciativa são as Trilhas do Conhecimento, que oferecem capacitações adaptadas ao nível de experiência de cada profissional.
“As Trilhas do Conhecimento permitem que cada advogado avance nos estudos a partir do nível em que está, considerando a experiência que já possui e os desafios que enfrenta no dia a dia do escritório.”
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, ressaltou que a advocacia também precisa desenvolver competências empreendedoras para enfrentar um mercado em constante transformação.
Programação reuniu especialistas em inteligência artificial
O congresso contou com 14 palestras e workshops voltados ao uso da inteligência artificial na advocacia.
Entre os temas abordados estiveram o futuro da profissão, revisão de contratos com IA, implementação de soluções tecnológicas, comunicação em tempos de inteligência artificial, segurança no uso dessas ferramentas, construção de fluxos automatizados e desenvolvimento de sites profissionais utilizando recursos de IA.
Especialistas e escritórios compartilharam experiências práticas sobre a adoção da tecnologia no ambiente jurídico, apresentando casos de aplicação já utilizados em Santa Catarina e em outras regiões do país.
Evento reuniu instituições e empresas parceiras
O 1º Congresso Estadual de IA na Advocacia foi organizado pela Comissão de Direito Digital e de Novas Tecnologias Aplicáveis à Advocacia da OAB Criciúma, em conjunto com a Comissão de Inovação na Advocacia da OAB Santa Catarina.
O evento contou ainda com o apoio do Sebrae, Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Inspira, LAO Academy, Advoga IA, C Motta Advogados, ADV Box e Favo Agência Digital.

