Início Esportes Conselho Técnico define mudanças no Brasileirão Série A de 2026

Conselho Técnico define mudanças no Brasileirão Série A de 2026

FOTOS Rafael Ribeiro/CBF Divulgação, Notisul

Tempo de leitura: 4 minutos

O Conselho Técnico da Série A do Campeonato Brasileiro de 2026 reuniu-se nesta quinta-feira (11), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, para aprovar as diretrizes da próxima edição da principal competição nacional. O encontro contou com representantes dos 20 clubes participantes e da diretoria da entidade.

Durante a reunião, dirigentes destacaram o esforço da nova gestão da CBF em promover mudanças no futebol brasileiro, com base em diálogo mais aberto e permanente com clubes e federações.

“Foi uma reunião muito produtiva, de assuntos importantes. Debatemos vários temas e tivemos a parceria e o apoio de todos os clubes dentro dos objetivos que queremos de mudança para o futebol brasileiro”, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud.

Mudanças nas vagas para a Libertadores

A principal novidade discutida diz respeito à distribuição das vagas para a Copa Libertadores, considerando o Brasileirão da Série A e a Copa do Brasil.

A partir de 2026, a Copa do Brasil passará a classificar dois clubes para a Libertadores: o campeão e o vice-campeão. Até então, o Brasileirão indicava seis equipes para a competição continental — quatro diretamente para a fase de grupos e duas para a fase preliminar. Com a mudança, a Série A passará a oferecer cinco vagas.

A CBF ainda estuda se a segunda vaga oriunda da Copa do Brasil será direta para a fase de grupos ou para a pré-Libertadores, além de avaliar como proceder caso campeão e vice da Copa do Brasil já estejam classificados pelo Brasileirão.

Transferências e impacto da Copa do Mundo

Outra decisão importante foi o aumento do limite de partidas que um jogador pode disputar por um clube antes de se transferir para outro dentro do Brasileirão. O número sobe de seis para 12 jogos, alteração motivada pela mudança no calendário de 2026, em razão da disputa da Copa do Mundo.

“A reunião foi muito positiva porque reafirmamos que as nossas decisões são sempre consensuadas, à base de muito diálogo. Tivemos duas decisões importantes: a mudança nas vagas da Libertadores e o aumento da trava de seis para 12 jogos”, destacou Helder Melillo, diretor-executivo de Gestão da CBF.

Calendário do Brasileirão 2026

A data-base de início do Brasileirão está prevista para 28 de janeiro de 2026. Antes da paralisação para a Copa do Mundo, serão disputadas 18 rodadas. A 19ª rodada está programada para começar em 22 de julho, e a 38ª e última rodada será realizada em 2 de dezembro.

O diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, ressaltou a profundidade dos debates realizados no encontro.
“Sem sombra de dúvidas, esse foi o Conselho Técnico mais detalhado de todos os tempos. Tivemos a oportunidade de debater calendário, desenvolvimento da tabela, vagas para a Libertadores e o limite de jogos para transferências, entre outros temas”, afirmou.

Arbitragem e cuidados médicos

Durante a apresentação técnica, o presidente da Comissão de Arbitragem, Rodrigo Cintra, confirmou a implantação do impedimento semiautomático desde o início da competição. Já o presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem da CBF, Jorge Pagura, informou que todas as partidas da Série A até 30 de março terão duas paradas técnicas para reidratação, devido ao período de calor intenso.

Avaliação positiva dos clubes

Representantes de federações e clubes elogiaram o formato do encontro e as decisões tomadas. Para o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, o Conselho Técnico demonstrou evolução na gestão da entidade.

“O encontro foi muito elogiado pelos clubes. Saíram todos satisfeitos. Tenho certeza de que o Campeonato Brasileiro da Série A de 2026 será melhor do que o do ano passado”, avaliou.

Já o presidente da Chapecoense, Alex Passos, destacou a importância da escuta ativa.
“Os clubes têm vez e voz. Expusemos nossas necessidades e fomos ouvidos. Temos certeza de que será um grande campeonato”, afirmou.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile