O Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra) teve participação estratégica no workshop do projeto Masterplan da Serra, realizado em São Joaquim na última quarta-feira (2). O evento marcou uma nova etapa do Pacto pela Aceleração Territorial, com foco no desenvolvimento sustentável da região. Para o presidente do Conserra, Valdir Della Giustina, o encontro foi um divisor de águas: “Foi um dia único, de muito trabalho e resultado. O turismo é, sem dúvida, o motor do desenvolvimento da Serra”.
Evento destaca importância do turismo como motor da economia serrana
O workshop, promovido dentro do projeto Masterplan, reuniu representantes dos 18 municípios que integram a Serra Catarinense para discutir estratégias de integração regional. A proposta foi reforçar o papel do turismo como principal vetor de crescimento econômico, valorizando as vocações locais e promovendo ações conjuntas.
- Encontro realizado em São Joaquim
- Turismo como eixo central do desenvolvimento
- Participação das 18 cidades da Serra Catarinense
- Fortalecimento do associativismo regional
Pacto Territorial traz diretrizes para ações integradas
Dentro do Conserra, o Pacto pela Aceleração Territorial está sendo tratado como uma diretriz essencial para orientar ações específicas em cada município, com base em suas potencialidades e desafios. O projeto contempla 12 iniciativas estruturantes que buscam fortalecer não apenas o turismo, mas toda a economia regional, de forma coordenada e sustentável.
Conserra atua como elo entre municípios e desenvolvimento sustentável
Reconhecido como uma das instâncias de governança regional mais atuantes do setor turístico catarinense, o Conserra é vinculado à Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). Valdir Della Giustina reforça que o conselho continuará apoiando ações conjuntas, com foco no planejamento a longo prazo. “Estamos totalmente favoráveis a esse modelo de trabalho colaborativo e contínuo entre os municípios da região”, afirmou.