O consumo de arroz caiu nos últimos anos no Brasil, especialmente entre os jovens. O alerta vem do SindArroz-SC, que busca reverter esse cenário por meio de campanhas educativas. A mudança nos hábitos alimentares, o ritmo acelerado da vida moderna e o crescimento do consumo de ultraprocessados estão entre os principais motivos da queda. A preocupação vai além da economia: envolve também saúde pública, cultura alimentar e sustentabilidade da cadeia produtiva do arroz.
Nova geração troca arroz por comida rápida e delivery
A redução no consumo de arroz no Brasil é alarmante. De acordo com dados do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o consumo caiu de 11,8 milhões de toneladas em 2013/14 para 11 milhões em 2023/24. O presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli, afirma que as novas gerações estão cada vez mais distantes da cozinha e preferem refeições prontas, delivery e alimentos industrializados.
- Alimentação rápida substitui pratos tradicionais
- Jovens não cozinham e vivem fora da casa dos pais
- Sedentarismo e perda de hábitos em família influenciam consumo
Arroz é alimento completo, saudável e fácil de preparar
Ao contrário do que muitos pensam, preparar arroz é simples, rápido e acessível. Em cerca de 20 minutos, é possível cozinhar um prato que combina com diversas opções e pode ser armazenado para outras refeições. Além disso, o grão é fonte de carboidratos de absorção lenta, proteínas, vitaminas e minerais, sendo ideal para uma alimentação equilibrada.
- Rico em fibras, vitaminas e minerais
- Garante saciedade e energia para o dia
- Livre de glúten e ótimo para digestão
Obesidade cresce com queda no consumo de alimentos básicos
Estudos apontam uma correlação entre a queda no consumo de alimentos saudáveis e o aumento da obesidade. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade, 68% dos brasileiros estão acima do peso. Já a pesquisa da Fiocruz projeta que metade das crianças e adolescentes estarão com sobrepeso até 2035. A substituição do arroz por ultraprocessados pode estar contribuindo para esse cenário preocupante.
- 68% da população com excesso de peso
- 31% com obesidade, 37% com sobrepeso
- Crianças em risco por má alimentação
Setor reage com campanha nacional e fundo para incentivar consumo
Para tentar reverter esse cenário, o setor lançou o Fundarroz, uma parceria entre a Abiarroz e sindicatos de SC e RS. A iniciativa prevê campanhas nacionais para conscientizar a população sobre os benefícios do arroz e garantir a sustentabilidade da rizicultura. O SindArroz-SC, fundado em 1975, representa 27 indústrias e responde por 15% do arroz produzido no Brasil.
- Criação do Fundarroz para ações de incentivo
- Campanha nacional destacará valor nutricional do arroz
- SC é responsável por 15% do arroz no país