Conta de luz em SC terá aumento de até 4,19% a partir de amanhã

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

A partir de quinta-feira (22), as tarifas de energia elétrica em Santa Catarina sofrerão um aumento, conforme confirmado pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). O reajuste, homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), será de 4,19% para consumidores residenciais e pequenos comércios, enquanto para indústrias e grandes empresas, o aumento será de 0,75%.

Impacto maior para residências e pequenos comércios

Os consumidores do Grupo B, que incluem residências, pequenos comércios e áreas rurais conectadas em baixa tensão, enfrentarão o maior impacto com o reajuste de 4,19%, sendo este grupo mais sensível às variações nas tarifas, pois abrange a maioria dos consumidores de energia elétrica no estado. Em contrapartida, indústrias e grandes empresas do Grupo A terão um aumento de 0,75%. O reajuste visa equilibrar os custos operacionais e de transmissão.

Celesc justifica reajuste como “patamar controlado”

A Celesc justificou que o reajuste foi mantido em “patamar controlado e abaixo dos índices de inflação”, buscando minimizar o impacto sobre os consumidores. A empresa explicou que o reajuste anual considera diversos fatores, como custos de energia, operacionais e tarifas de transmissão, sendo necessário para manter a estabilidade do fornecimento de energia.

Itens que mais impactaram o reajuste

Entre os fatores que mais influenciaram o aumento das tarifas, destacam-se os custos com a retirada dos componentes financeiros do processo ordinário de reajuste anterior. Esse ajuste é uma prática anual e essencial para garantir o equilíbrio financeiro da distribuidora, apesar do impacto direto nas contas de luz dos catarinenses.