Início Geral Contra a fosfateira: São Ludgero é mais um a entrar na ação

Contra a fosfateira: São Ludgero é mais um a entrar na ação

Wagner da Silva
São Ludgero

Mais um município decidiu ser contrário à exploração de fosfato na comunidade de São Paulo dos Pinheiros, interior de Anitápolis, projeto da Indústria de Fosfatados Catarinense, hoje nas mãos da Vale e Yara. A administração de São Ludgero entrou ontem com petição para incorporar a ação contra a mineradora.
Com a decisão de São Ludgero, três municípios assumiram posicionamento. Em novembro de 2009, Rancho Queimado aderiu à ação. Em fevereiro, foi a vez de Braço do Norte dar entrada com pedido de compor o processo contra a IFC.

Na sessão de segunda-feira passada, o vereador José Allein repassou informações sobre a audiência ocorrida em Laguna e lamentou a ausência de representantes da empresa e da Fatma. Dias depois, a IFC recebeu mais uma notícia negativa: novamente foi negado o pedido de suspensão da liminar que impede o prosseguimento do investimento em Anitápolis.

O posicionamento contrário da administração de São Ludgero usa como base o espírito de preservação, justifica o assessor jurídico da prefeitura, Nestor de Oliveira Mendes. “O prefeito, assim como a população, é contra qualquer empreendimento que venha comprometer os recursos naturais, tão abundantes em nossa região”, argumenta.

Sair da versão mobile