Zahyra Mattar
Tubarão
Os problemas gerados por redes de drenagem mal feitas ou pela inexistência de uma tubulação para coleta de água da chuva é um desafio para as cidades brasileiras. Na contramão da realidade do país, a prefeitura de Tubarão começou a investir pesado na obra que não dá voto, mas garante segurança e qualidade de vida à população.
Neste momento, duas licitações estão em andamento para a construção de redes de drenagem. Tudo será pago com recursos do próprio município. Um delas serão na rua Visconde de Barbacena, no bairro Passagem, em direção ao Rio Seco, por meio da rua Aldo Hülse (que acessa o bairro Andrino). O valor estimado é de R$ 500 mil. “Isto resolverá de vez os alagamentos de toda aquela região da Passagem, Vila Moema e parte de oficinas”, explica o secretário de desenvolvimento urbano, Nilton de Campos.
A outra obra será na rua Sílvio Búrigo, no bairro Monte Castelo, em direção ao trevo de acesso sul. A licitação prevê investimento de R$ 150 mil. “Neste caso os problemas crônicos do Monte Castelo e adjacências. Os recursos para ambas as obras já estão assegurados. Dar mais infraestrutura e resolver este problemas são prioridades do prefeito Manoel Bertoncini”, pontua Nilton.
Agora, são executadas outras duas obras de drenagem no município. Uma é entre as ruas Tereza Assunção e Nelson Mendes Antunes, no bairro São João – ME. São colocados 130 tubos de diâmetro 80 e mais 60 de diâmetro 60. A outra é na rodovia João Alfredo Rosa, na Guarda-ME, onde são assentados 205 tubos de diâmetro 50.
Inicia a recuperação das estradas
As ruas que já estão secas, sejam as chão batidos ou as de asfalto, começaram a receber manutenção ontem pela manhã. A equipe da secretaria de desenvolvimento urbano em Tubarão foi dividida em várias frentes de trabalho. O serviço está acumulado há mais de uma semana, em virtude das chuvas.
Ontem, na rua Haldo Hülse (bairro Andrino) foi feita a operação tapa-buracos. Outras três também foram recuperadas. No interior, nove estradas, em comunidades distintas, também foram patroladas e lastreadas.
“As pessoas terão que ter um pouco de paciência porque temos deficiência de maquinário e de pessoal. Vai demorar um pouco para colocarmos o serviço em dia. Vamos priorizar os locais que estão piores, mas passaremos por todos os bairros. Quem quiser, pode entrar em contato com a secretaria que vamos avaliar cada caso”, incentiva o secretário Nilton de Campos.
Serviço
Contato com secretaria pelo telefone 3621-9059 ou pelo e-mail desenvolvimento@tubarão.sc.gov.br.
Trabalhos de ontem
• Asfaltadas
Aldo Hülse (Andrino)
Padre Geraldo Spetemann (Dehon)
Padre Itamar Luís Costa (São João – ME)
Venceslau Alves dos Santos (Humaitá)
• Chão batido
Vila Moema
José Elias Anselmo
José Evaristo Fogaça
Wenceslau Braz
Passagem
Visconde de Barbacena
Santo Antônio
Maranhão
Travessa Germano Siebert
Oficinas
Júlio Boppré (foto)
Outras
José Antônio Teixeira
Estrada Geral do Sombrio
