Wagner da Silva
Braço do Norte
As chaves de um veículo furtado em abril de 2006 ainda não apareceram. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) investiga o caso e o relator, vereador Salésio Meurer (PSDB), espera pela resposta há mais de um mês.
Dois requerimentos foram solicitados à administração. O primeiro pede a chave do veículo furtado, e foi negado pela secretaria de agricultura, que alegou tratar-se de um patrimônio público. “Patrimônio público era o caminhão. Cadê a chave do caminhão roubado? São necessárias as chaves para que consiga efetuar a procedência e a continuidade da ação. Estão dificultando nosso trabalho”, argumenta Meurer.
O segundo requerimento é para que a Ford Caminhões preste informações sobre o sistema de segurança do veículo. Nos mais modernos, há codificação na ignição, justamente com o objetivo de impedir furtos.
O secretário de agricultura e meio ambiente da época, Edésio Oenning, preferiu não comentar o assunto. “Na época, todas as medidas legais foram tomadas para reaver o caminhão”, manifesta ele, que afirma ainda ter entrado em contato com o secretário de segurança do estado, Ronaldo Benedet, para conseguir apoio.
A história
O caminhão Truck Ford/Cargo 2622 foi adquirido no início de 2006, por aproximadamente R$ 230 mil, para atender a demanda de produtores rurais. Mas, na madrugada do dia 10 de abril do mesmo ano, o veículo foi furtado do pátio de um posto de combustíveis, onde ficava estacionado à noite.
De acordo com o delegado da época, Amilton Manoel Ramos, o caminhão foi furtado por uma pessoa que conhecia a tecnologia do veículo, que possui um sistema eletrônico, com senha, pelo qual apenas a chave original pode acionar o motor.

