Priscila Loch
Tubarão
A autorização para que o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, comece a realizar procedimentos de cardiologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) será assinada segunda-feira. A solenidade, para as 10 horas, contará com a presença do governador em exercício, Eduardo Moreira, e do secretário estadual da saúde, Dalmo de Oliveira, e também marcará a inauguração de 23 leitos.
Auditores da Gerência de Auditoria/Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS estiveram no HNSC no último dia 15 para vistoriar as instalações. A solicitação de credenciamento foi feita à secretaria estadual de saúde há aproximdamente um ano.
O hospital tubaronense oferece o serviço por meio de planos de saúde ou particulares. Centenas de cirurgias, implantes de marcapasso, cateterismos e angioplastias já foram realizadas. Porém, pelo SUS, os pacientes da região têm que se deslocar para Criciúma ou Florianópolis. Inclusive, cerca de 50% da demanda da Capital do Carvão é da região de Tubarão.
Em contrapartida, enquanto o HNSC tem os serviços autorizados, o Hospital São João Batista descredencia-se. O único empecilho até então era que todos os atendimentos pudessem ser transferidos para a Cidade Azul. Questões financeiras motivaram a decisão, sob a justificativa de que o repasse do SUS não é suficiente para custear os procedimentos.
