Capacitação dos servidores prepara a implantação de mais um canal de comunicação direta com a população, que será lançado entre julho e agosto.
Novo canal da Ouvidoria de Criciúma será pelo WhatsApp
A Prefeitura de Criciúma, por meio da Ouvidoria-Geral Municipal, realizou na manhã desta segunda-feira (26) mais uma etapa da capacitação dos servidores públicos para a implementação do novo sistema da ouvidoria. A principal novidade é a criação de um canal de atendimento via WhatsApp, que facilitará a abertura de manifestos pela população.
O novo canal, atualmente em fase final de testes, promete tornar o atendimento mais ágil, acessível e interativo. De acordo com o Ouvidor-Geral do Município, Tiago Paes Magrin, o serviço estará disponível entre julho e agosto. “O cidadão poderá enviar sua solicitação, receber mensagens automáticas que orientam o registro e anexar fotos para facilitar a identificação do problema”, explicou.
Atendimento mais ágil e eficiente para o cidadão
Segundo Tiago Magrin, a modernização do sistema visa fortalecer o compromisso com a eficiência administrativa e melhorar a experiência do cidadão. “Estamos chegando a 12 mil manifestos abertos no município e já percebemos um aumento de 10% na abertura de chamados neste ano em comparação com o anterior. Com a implantação do WhatsApp, a expectativa é que a demanda online cresça cerca de 30%”, destacou.
A Ouvidoria-Geral é o canal direto entre a administração e os cidadãos, recebendo e tratando solicitações, reclamações, sugestões e elogios. A inovação busca agilizar e qualificar ainda mais o atendimento.
Mapa interativo melhora o atendimento em zeladoria urbana
No início de maio, a Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento, também por meio da Ouvidoria, lançou uma ferramenta interativa: um mapa digital que permite ao cidadão apontar com precisão o poste que necessita de reparos. A solução representa um avanço significativo na zeladoria urbana de Criciúma.
Como acessar a Ouvidoria de Criciúma atualmente
Enquanto o WhatsApp não é lançado oficialmente, os moradores podem registrar manifestações pelos seguintes canais:
✅ Telefone: 156 — de segunda a sexta, das 8h às 17h
✅ Presencial: Paço Municipal — Rua Domênico Sônego, nº 542, bairro Santa Bárbara
✅ Online: ouvidoria.criciuma.sc.gov.br — 24 horas por dia.