FOTOS Celso Luz CEC Divulgação Notisul
⏱️ Tempo de leitura: 4 minutos
Com 12 títulos catarinenses no currículo, além das conquistas nacionais da Copa do Brasil e dos Campeonatos Brasileiros das Séries B e C, o clube carvoeiro tenta transformar a frustração recente em combustível para uma temporada mais regular.
A equipe já iniciou os treinos no Estádio da Montanha, em Nova Veneza, visando as competições de 2026, especialmente o Catarinense que terá início já na semana que vem.

Temporada 2025: altos e baixos e quase acesso
O início de 2025 foi marcado pela instabilidade. O Criciúma acabou eliminado nas quartas de final do Estadual pelo Joinville e, apesar de chegar à terceira fase da Copa do Brasil, não engrenou no começo da Série B.
A reação veio na reta final do primeiro turno do Brasileiro. Com melhor desempenho coletivo, o Tigre chegou a liderar a competição e manteve-se na briga pelo acesso até a última rodada. O retorno à Série A escapou por detalhes: faltou apenas um gol. A equipe encerrou a Série B na quinta colocação, com 61 pontos.
Continuidade no comando técnico
Figura decisiva na arrancada da equipe, Eduardo Baptista segue no comando técnico para 2026. O treinador chegou ao Sul de Santa Catarina durante a Série B e conseguiu reorganizar o time em um momento crucial da competição.
No currículo, Eduardo soma conquistas relevantes, como a Série D de 2020 pelo Mirassol, o Campeonato Pernambucano de 2014 pelo Sport e a Copa Verde de 2021 pelo Remo. Também passou por clubes como Palmeiras, Fluminense, Coritiba, Athletico-PR e Juventude. Este é o seu primeiro trabalho no futebol catarinense.
Elenco: base mantida e reforços pontuais
A diretoria optou por preservar a espinha dorsal do elenco de 2025. Permanecem no clube o goleiro Georgemy, o zagueiro Rodrigo, o lateral Marcinho, o meia Jhonata Robert e os atacantes Diego Gonçalves e João Carlos.
Até o dia 29 de dezembro, três reforços haviam sido anunciados:
Waguininho, atacante com passagens por Coritiba, Avaí e Cruzeiro, vindo do Novorizontino;
Alisson, volante experiente, com histórico no Santos e no Red Bull Bragantino, último clube Londrina;
César Martins, zagueiro que também estava no Novorizontino e soma experiências no exterior, incluindo passagem pelo Benfica, além de clubes como Flamengo, Ponte Preta e Juventude.
A tendência é de um elenco competitivo, com mescla de experiência e jogadores que já conhecem o ambiente do clube.
Calendário mais enxuto em 2026
Sem a disputa da Copa do Brasil, o Criciúma terá um calendário mais reduzido na próxima temporada. A estratégia do clube é direcionar esforços principalmente para o Campeonato Catarinense e para a Série B do Campeonato Brasileiro, considerada prioridade no ano.
Expectativa da diretoria
O presidente Pedro Paulo Milanez Canella destacou o planejamento e o foco para a temporada:
“Iniciamos a nossa preparação para a disputa do Catarinense, em um novo formato, bastante desafiador. Será a minha primeira competição como mandatário do clube e estamos muito certos dos nossos objetivos para 2026. O torcedor pode esperar um trabalho muito sério e dedicado, além de uma equipe aguerrida em campo.”
Estreia e jogos do Criciúma no Catarinense 2026
O Tigre está no Grupo B e estreia fora de casa, contra o Marcílio Dias, no dia 7 de janeiro, às 19h, no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí.
Confira a tabela da primeira fase:
2ª rodada – 11/01, 18h30: Criciúma x Avaí
3ª rodada – 14/01, 20h30: Joinville x Criciúma
4ª rodada – 18/01, 15h: Criciúma x Concórdia
5ª rodada – 21/01, 20h30: Camboriú x Criciúma
6ª rodada – 25/01, 15h: Criciúma x Brusque
Com informações da Federação Catarinense de Futebol (FCF)


