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A rede municipal de ensino de Criciúma conquistou reconhecimento nacional na Mostra de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, organizada pelo Ministério da Educação (MEC). O evento aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, nesta quarta e quinta-feira (1º e 2).
Reconhecimento nacional pela inovação pedagógica
A participação de Criciúma ocorreu após seleção no edital nº 2/2025, vinculado ao Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal. A mostra funciona como uma vitrine de boas práticas, reunindo experiências de todo o país que podem inspirar outras redes de ensino.
O município foi contemplado em três frentes de reconhecimento:
Mostra Nacional;
Rede de Trocas;
Mapa Nacional de Experiências Inspiradoras de Educação em Tempo Integral.
A experiência apresentada foi o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo (PPER), aplicado em todas as escolas de tempo integral da rede municipal e também nas unidades regulares com turmas integrais.
Educação e combate ao racismo
O PPER foi desenvolvido pelas coordenadoras da Educação em Tempo Integral, Giseli Rech e Jucélia Rosso, junto à coordenadora do Programa Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais (PMEDER), Andreza Fideliss.
“O projeto nasceu de um diagnóstico feito entre fevereiro e abril de 2022 sobre a aplicação da Educação para as Relações Étnico-Raciais nas escolas municipais. Ele orienta as unidades sobre como agir em casos de racismo envolvendo estudantes, professores e servidores”, explicou Andreza.
A coordenadora Jucélia Rosso lembrou que o documento é também um instrumento de apoio à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatórios os conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas.
“Promover a valorização dessas culturas impacta diretamente no combate a preconceitos e estereótipos. Ter o PPER reconhecido pelo MEC mostra que Criciúma está no caminho certo”, acrescentou Giseli Rech.
Criciúma como referência em ensino integral
O prefeito Vagner Espindola destacou o papel da cidade como pioneira no ensino em tempo integral em Santa Catarina:
“Criciúma não apenas cumpre a legislação, mas lidera com inovação e responsabilidade social. Isso reforça nosso compromisso com os direitos das crianças e adolescentes”, afirmou.
A secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette, também comemorou a conquista:
“Essa presença nacional reconhece uma prática pedagógica inovadora e consolida políticas públicas voltadas à formação integral e à construção de uma sociedade mais justa e consciente”, destacou.