Criciúma segue se destacando como uma das cidades que mais geram empregos em Santa Catarina. Segundo dados do Novo Caged, divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o município criou 665 novas vagas com carteira assinada em março de 2025. Com esse resultado, Criciúma ocupa a 5ª colocação entre os municípios catarinenses no ranking de geração de empregos formais, impulsionada principalmente pelo setor de serviços.
Setor de serviços lidera contratações no município
O setor de serviços foi o grande destaque da geração de empregos em março, com 453 novas vagas criadas. Em seguida vieram:
- Indústria: 100 contratações
- Comércio: 85 novas vagas
- Construção civil: 27 postos de trabalho
O total de empregos formais ativos em Criciúma agora é de 80.563.
Jovens lideram contratações e reforçam renovação do mercado
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Fabris, os jovens continuam sendo os principais beneficiados pelas contratações. “Mais de 38 mil trabalhadores com carteira assinada estão no setor de serviços. O mercado de trabalho criciumense está em constante renovação”, ressaltou Fabris.
Cidade registra mais de 2,4 mil novos CNPJs no trimestre
Outro dado positivo é o avanço na abertura de empresas. Entre janeiro e março de 2025, foram criadas 2.434 novas empresas em Criciúma — um crescimento de 27,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
- MEIs: 1.866 registros
- Microempresas: 2.368
- Pequenas empresas: 32
- Outras categorias: 34
Central de Empregos conecta empresas e trabalhadores
Para manter o ritmo de geração de empregos, o município conta com a Central de Empregos, localizada na Galeria do Terminal Central. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, tanto presencialmente quanto pelo site empregos.criciuma.sc.gov.br.