Em coro à campanha Agosto Lilás, a OAB Subseção Criciúma inaugurou na quinta-feira (7) o primeiro Banco Vermelho de Santa Catarina. Instalado no Fórum da Comarca de Criciúma, o memorial é um símbolo permanente de conscientização e luta contra a violência contra a mulher, integrando o movimento nacional que busca transformar a dor em ação.
A iniciativa partiu da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher e Acolhimento da Vítima da OAB, com apoio do Judiciário local. Para a vice-presidente da subseção, Dra. Janaina Alfredo da Rosa, o banco é um alerta silencioso, mas poderoso.
“Estamos dando voz e resgatando a memória de tantas mulheres que não puderam mais contar suas histórias. Que este banco seja marca de resistência e de esperança. Que ele provoque, questione e emocione”, afirmou.
Um símbolo de prevenção e denúncia
O Banco Vermelho, fixado em local de grande circulação no Fórum, carrega a frase: “A violência contra a mulher não tem justificativa. Denuncie e rompa esse ciclo”. Além de sensibilizar a população, a instalação busca incentivar a denúncia e a prevenção de novos casos.
A juíza titular do Juizado Especial Criminal e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Dra. Letícia Pavei Cachoeira, destacou o engajamento da classe jurídica:
“Temos o apoio de advogados e advogadas que se dedicam a divulgar essa campanha. Estamos todos juntos nessa luta, cooperando para combater a violência contra a mulher.”
Referência à Lei Maria da Penha
A inauguração coincidiu com os 19 anos da Lei Maria da Penha, que prevê ações de conscientização, como a instalação de bancos vermelhos em espaços públicos com mensagens de apoio às vítimas. A presidente da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher da OAB Criciúma, Dra. Vania Pinheiro Rodrigues, ressaltou o significado da cor vermelha:
“Ela remete ao sangue das vítimas. Este não é um simples objeto, mas um memorial às mulheres que tiveram suas vidas interrompidas pela violência doméstica e feminicídio.”
Presenças e apoio institucional
A solenidade reuniu autoridades como o presidente da OAB Criciúma, Dr. Moacyr Jardim de Menezes Neto; o tesoureiro adjunto, Dr. Aldir Sonáglio Júnior; o diretor do Fórum, Dr. Sérgio Renato Domingos; o promotor de Justiça da Vara de Violência Doméstica, Dr. Samuel Naspolini; e representantes da Comissão OAB Por Elas.