Integrantes do Programa Mulheres em Ação e produtores rurais participaram, nos dias 11 e 12, do Curso de Derivados do Leite em Tubarão. A capacitação foi promovida pelo Sindicato Rural em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família.
O curso ocorreu na sede da Produpan e reuniu 11 participantes interessados em diversificar seus conhecimentos e ampliar oportunidades de geração de renda. A ação foi organizada com apoio da Prefeitura de Tubarão, por meio do setor Grupos do Programa Mulheres em Ação.
Aprendizado técnico e incentivo ao empreendedorismo
A instrutora Simone Burin de Oliveira, credenciada pelo Sistema FAES/SENAR, conduziu a capacitação e orientou os participantes na produção de diversos itens derivados do leite, como queijos mussarela, colonial, minas frescal, quark e petit suisse. Também foram ensinadas técnicas para fazer requeijão cremoso, manteiga, geleia de soro, bebida láctea, iogurte natural, doce de leite (em diferentes versões) e leite condensado.
Segundo a assistente social e coordenadora Kátia Bressan, o curso foi mais do que um aprendizado técnico: representou uma possibilidade real de empreender. “Além de possibilitar o aprendizado de variadas receitas provenientes do leite, os participantes poderão se tornar futuros empreendedores”, destacou.
Reconhecimento e apoio institucional
A Produpan cedeu o espaço da Cozinha Industrial, além de materiais e utensílios essenciais para a realização da atividade. No encerramento, a primeira-dama Graziele Soratto e a secretária Heloísa Cabral estiveram presentes para parabenizar os participantes pelo empenho e dedicação ao longo dos dois dias de formação.