Priscila Alano
Jaguaruna
Autoridades de Jaguaruna pretendem alterar o trajeto de um trecho da SC-442, na localidade de Morrote, que dá acesso à comunidade de Laranjal e às praias do norte do município. Conhecido como curva do Riachinho, o local preocupa pelo alto índice de acidentes fatais.
O bombeiro militar Idemilson Vieira mora próximo à curva e já perdeu as contas de quantos acidentes presenciou. A maioria ocorre no período da noite e no verão. “A grande parte do acidentes envolve motociclistas. Eles se perdem lá em cima, na curva, e acabam batendo nos postes aqui embaixo, é muito triste ver estes acidentes, pois a maioria morre no local”, desabafa Idemilson, que alerta: a curva tem o declínio errado, o que ocasiona os acidentes.
O prefeito Inimar Felisbino confirma que a prefeitura desenvolverá o projeto que será encaminhando ao Deinfra para realizar as alterações necessárias na SC. “Nossa proposta é usar o acostamento e fazer uma terceira pista, além de implantar um trevo alemão e a colocação de um redutor de velocidade na pista no sentido de quem vem da praia para o centro, reduzindo assim a velocidade de quem vai descer o morro”, explica o prefeito. Inimar tem como meta realizar as alterações no trajeto antes da temporada de verão.
Famílias sofrem com a perda
Muitas famílias de Jaguaruna e região sofrem com a perda de seus entes na chamada curva do Riachinho, em Jaguaruna. É o caso da dona de casa Mariléia Goulart, a Léia, que há 1 ano e 9 meses sofre com a ausência do filho Maycon Goulart.
Maycon voltava de uma festa no balneário Arroio Corrente, e acabou sofrendo um acidente na curva. Ele faleceu no local. “Minha vida perdeu sentido com a morte de meu filho. Esta curva é muito perigosa. É necessário que mude o trajeto. Para que não ocorram mais acidentes graves”, alerta Léia.
Bombeiros voluntários
alertam sobre os acidentes
O relatório dos bombeiros voluntários de Jaguaruna aponta que, a cada ano, o número de acidentes na SC-442, principalmente no ponto da curva do Riachinho, tem aumentado. Os principais problemas apontados no levantamento do BV são: curva com desnível, sem acostamento e sem redutor de velocidade. Em outros pontos da rodovia, a preocupação é a falta de acostamento.
• Em 2008, foram sete acidentes, com três mortes;
• Em 2009, foram dez acidentes, com quatro mortes;
• Neste ano, em três meses, foram 26 acidentes em toda a rodovia, com duas mortes.
• Um total de 119 acidentes, contando 2008, 2009 e 2010, com nove óbitos no local e vários feridos.

