Imbituba
O verão é considerado a melhor estação do anos para a maioria dos brasileiros se inicia há poucos dias (21-12). A tão esperada estação traz consigo o clima mais quente e a vontade de aproveitar o sol, as praias e o mar. Balneários da região contarão com centenas de guarda-vidas durante os próximos meses. Somente em Imbituba serão cerca de 80 profissionais. Entre eles estará o nadador da Associação Tubaronense de Natação (ATN), Gabriel Cajaseira, 19, que está apto para desempenhar a função.
O jovem explica que, para alcançar o posto passou por provas de corrida, natação, cursos e apresentou atestado de saúde. “Ser guarda-vidas é prevenir e resguardar o banhista. É ter coragem em arriscar a própria vida em detrimento de outra pessoa. Nosso foco é a prevenção”, observa Cajaseira.
Ele conta que no ano passado, em sua primeira temporada precisou resgatar um banhista que tentou ir até uma ilha, porém caiu em uma corrente. “Minha primeira ocorrência foi com cinco pessoas que caíram em um canal. Um colega e eu efetuamos o salvamento”, destaca.
Conforme Gabriel, as bandeiras vermelhas, que indicam quando o mar está perigoso, são colocadas em locais da praia onde há correntes, buracos ou repuxos. “Se alguém, mesmo com a orientação se aventurar no mar revolto, ficamos em observação daquele banhista. Nossa obrigação e colaborar”, enfatiza. A operação veraneio, já foi iniciada há duas semanas, prossegue até março.
Dicas de segurança
♦ Nadar sempre perto de um guarda-vidas.
♦ Perguntar ao guarda-vidas o melhor local para o banho.
♦ Não superestimar a capacidade de nadar, pois 46,6% dos afogados creem que sabem nadar.
♦ Ter sempre atenção com as crianças.
♦ Nadar longe de pedras, estacas ou piers.
♦ Evitar ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes do banho de mar ou rio.
♦ Crianças perdidas: leve-as ao posto de guarda-vidas.
♦ Nunca tentar salvar alguém em apuros se não tiver confiança em fazê-lo. Muitos morrem desta forma.
♦ Ao pescar em pedras, observar antes se a onda pode alcançá-lo.
♦ Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade.
♦ Manter-se afastado de animais marinhos como água-viva e caravelas.
♦ Fique atento à sinalização de praia (bandeira) colocada pelos guarda-vidas.

