Início Geral Data é instituída no estado

Data é instituída no estado

Monumento, em Laguna, simboliza o encontro entre Anita e Giuseppe Garibaldi
Monumento, em Laguna, simboliza o encontro entre Anita e Giuseppe Garibaldi

Laguna

 

A heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi, agora tem uma data exclusiva em Santa Catarina. A assembleia legislativa aprovou nesta semana o Projeto de Lei 96/11, da deputada Angela Albino (PCdoB), cujo texto institui o Dia Estadual de Anita Garibaldi, a ser celebrado sempre em 30 de agosto, dia do seu nascimento, em 1821.
 
“Ela foi uma mulher que ousou querer um destino diferente do que lhe foi imposto. Nada mais justo do que esta homenagem”, valoriza a deputada Angela. Tubarão, Lages e sobretudo Laguna dispõem de monumentos que enaltecem as vitórias e a importância de Anita para a história catarinense, do Brasil e do mundo.
 
A batalha de Anita começou a ser travada ainda aos 14 anos quando, por insistência de sua mãe, casou-se com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar, com quem não chegou a ter filhos. Aos 18 anos abandonou seu marido e fugiu com Giuseppe Garibaldi.
 
E foi ao lado do italiano que Anita batalhou mundo afora. Primeiro em Laguna, onde defendeu as causas republicanas. Depois em Lages, em Montevidéu (Uruguai) e na Itália. Anita morreu em 4 de agosto de 1849, aos 27 anos.
Sua morte precoce fez surgir um mito em torno da mulher considerada um símbolo de coragem e dedicação. No Brasil, Anita empresta seu nome para cidades catarinenses (Anita Garibaldi e Anitápolis) e muitas ruas em vários municípios. Na TV e nos palcos Anita foi representada em minisséries, filmes e peças teatrais.
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile