sábado, 14 fevereiro , 2026

Datafolha: no 2º turno, Bolsonaro é derrotado por todos, menos Haddad

O Datafolha divulgou na noite desta segunda-feira (10), projeções para nove cenários de segundo turno na eleição presidencial, considerando os nomes dos candidatos Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).

Conforme o instituto de pesquisas, Bolsonaro, líder do levantamento no primeiro turno, com 24% das intenções de voto, seria derrotado por todos os candidatos na parte final do pleito, à exceção de Haddad, com quem empataria tecnicamente na margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No segundo turno, quando a lógica do voto por exclusão ganha força, o desempenho eleitoral do deputado federal sofre influência de seu índice de rejeição, 43%, o mais alto entre os presidenciáveis. Mesmo após o atentado à faca sofrido por Jair Bolsonaro na última quinta-feira, 6, a porcentagem de eleitores que responderam não votar nele de jeito nenhum aumentou 4 pontos percentuais.

Embora registrado como candidato a vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva, que teve a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Fernando Haddad foi colocado pelo instituto de pesquisas entre os presidenciáveis porque deve ser ele o escolhido do PT para substituir o ex-presidente como candidato. A decisão deve ocorrer até esta terça-feira, 11.

Veja abaixo os cenários para o segundo turno pesquisados pelo Datafolha:

Em uma disputa entre Marina Silva e Jair Bolsonaro, a candidata da Rede tem 43% da preferência, ante 37% do deputado federal. Brancos e nulos somam 18% e eleitores que não souberam responder, 2%.

Quando o adversário de Bolsonaro é Geraldo Alckmin, o tucano aparece com 43% das intenções de voto contra 34% do candidato do PSL, com 20% de brancos e nulos e 3% de indecisos.

No cenário que considera uma disputa entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o pedetista tem 45% da preferência e o deputado, 35%. Brancos e nulos são 17% e 3% não souberam responder em quem votariam.

Se o adversário é Fernando Haddad, Bolsonaro fica numericamente atrás, 39% contra 38%, e ambos empatam dentro da margem de erro. Brancos e nulos somam 20% e indecisos, 3%.

Em uma disputa entre Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, o ex-ministro tem 39% das intenções de voto, empatado tecnicamente com o ex-governador de São Paulo, com 35%. Brancos e nulos totalizam 23% e indecisos, 3%.

No cenário que opõe Ciro e Marina, o pedetista vence a líder da Rede Sustentabilidade por 41% a 35%. Brancos e nulos somam 35% e indecisos são 2%.

Considerando como candidatos no segundo turno Marina Silva e Geraldo Alckmin, ambos aparecem empatados dentro da margem de erro, com vantagem numérica para a ex-ministra: 38% a 37%. Brancos e nulos são 23% neste cenário; não souberam responder 2%.

Quando o adversário de Marina é Haddad, ela vence o petista por 42% a 31% das intenções de voto, com 25% de votos brancos e nulos e 3% de indecisos.

O ex-prefeito de São Paulo também seria derrotado por Geraldo Alckmin no segundo turno. O tucano aparece com 43% e o petista, com 29%. Brancos e nulos somam 25% neste cenário e 3% não souberam responder.

Cenário 1 – Marina x Bolsonaro

Marina SilvaJair BolsonaroBrancos e nulosNão sabem43%37%18%2%

Cenário 2 – Ciro x Alckmin

Ciro GomesGeraldo AlckminBrancos e nulosNão sabem39%35%23%3%

Cenário 3 – Alckmin x Bolsonaro

Geraldo AlckminJair BolsonaroBrancos e nulosNão sabem43%34%20%3%

Cenário 4 – Marina x Alckmin

Marina SilvaGeraldo AlckminBrancos e nulosNão sabem38%37%23%2%

Cenário 5 – Ciro x Bolsonaro

Ciro GomesJair BolsonaroBrancos e nulosNão sabem45%35%17%3%

Cenário 6 – Alckmin x Haddad

Geraldo AlckminFernando HaddadBrancos e nulosNão sabem43%29%25%3%

Cenário 7 – Haddad x Bolsonaro

Fernando HaddadJair BolsonaroBrancos e nulosNão sabem39%38%20%3%

Cenário 8 – Ciro x Marina

Ciro GomesMarina SilvaBrancos e nulosNão sabem41%35%22%2%

Cenário 9 – Marina x Haddad

Marina SilvaFernando HaddadBrancos e nulosNão sabem42%31%25%3%

Registros: BR 02376/2018

Continue lendo

Previsão do tempo 14/02/2026: chuva marca o sábado no Sul de SC

IMAGEM Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos A previsão do tempo 14/02/2026 indica um sábado de instabilidade no Sul de Santa Catarina. A passagem de uma...

Horóscopo do dia 14/02/2026: previsões com Lua em Capricórnio

IMAGEM NotisulTEMPO DE LEITURA: 4 minutos O horóscopo 14/02/2026 indica um sábado marcado pela presença da Lua em Capricórnio. A energia do dia favorece responsabilidade,...

Criança é entubada após ser esquecida dentro de carro sob sol forte em SC

Uma criança esquecida em carro em SC precisou ser entubada após permanecer cerca de 1 hora e meia dentro do veículo sob temperatura de...

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

O concurso 2.972 da Mega-Sena acumulou nesta quinta-feira (12). Nenhum apostador acertou as seis dezenas, e o prêmio principal está estimado em R$ 62...

Entrevista – João Paulo Kleinübing, diretor financeiro do BRDE 

Cumprimos a nossa missão que é apoiar quem produz e transformar vidas”“   Com atuação em praticamente todos os municípios catarinenses, o Banco Regional de Desenvolvimento...

Homem é preso suspeito de abusar da própria neta em Jaguaruna

Um homem foi preso preventivamente em Jaguaruna, no último fim de semana, suspeito de abusar sexualmente da própria neta, de dois anos. O caso...

Alesc aprova lei que regulamenta convivência de crianças acolhidas com padrinhos afetivos em SC

O apadrinhamento afetivo em SC passa a ter regras definidas em lei. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, nesta quarta-feira (11), o...

Operação Infantius do GAECO prende quatro por exploração sexual infantojuvenil em SC

A Operação Infantius GAECO SC foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (13) e resultou em quatro prisões em flagrante nos municípios de Lages, Blumenau,...