A partir da tarde desta segunda-feira (28) até terça-feira (29), a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para fortes rajadas de vento que podem atingir até 80 km/h em Tubarão e demais regiões da faixa leste do estado. O fenômeno está relacionado à atuação de um ciclone em alto mar próximo à costa catarinense.
Ciclone em alto mar provoca rajadas de vento do quadrante sul
Segundo a Defesa Civil estadual, o avanço de um ciclone extratropical em alto mar deve gerar ventos intensos, especialmente nas regiões do Litoral Sul e da Grande Florianópolis. Por estar localizada próxima a essas áreas, Tubarão também está incluída na zona de atenção.
As rajadas de vento devem vir do quadrante sul e podem provocar transtornos, como queda de galhos, placas e postes, além de riscos para quem estiver próximo de estruturas frágeis ou árvores.
Orientações de segurança da Defesa Civil
O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, reforça a importância de medidas preventivas. “A Secretaria orienta que, em caso de ventos fortes, busque abrigo em locais seguros, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados. Evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes, e também não se desloque por rios e lagoas”, alertou.
A Defesa Civil estará monitorando o evento climático com o auxílio da estação meteorológica da cidade e manterá plantão para ocorrências.
Em caso de emergência, o cidadão pode acionar o telefone 199, disponível 24 horas.
Áreas mais afetadas e cuidados redobrados
Embora a região de maior impacto prevista seja o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, municípios como Tubarão, Imbituba, Laguna e Garopaba devem ficar atentos ao longo das próximas 24 horas.
A população deve se manter informada pelos canais oficiais da Defesa Civil e evitar situações de risco, principalmente ao ar livre ou em áreas expostas ao vento.